PF combate garimpos clandestinos de ouro no Maranhão

PF combate garimpos clandestinos de ouro no Maranhão
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

A Polícia Federal (PF) realizou operação com o objetivo de reprimir extração ilegal de ouro e danos ambientais, em área de proteção ambiental no Estado do Maranhão. A ação ocorreu nos municípios de Godofredo Viana e São Luís.

A operação “Grimpas - Dupla Usurpação” teve apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Centro Tático Aéreo (CTA).

A PF investiga atividade de mineração clandestina, com utilização de tratores, escavadeiras, dentre outros equipamentos voltados a extração de ouro.

De acordo com a PF a atividade clandestina funcionava com a utilização de dragas, bicos de jato e escavadeiras hidráulicas, causando diversos danos ambientais, como a eliminação de vegetação, a erosão do solo, a contaminação de água decorrentes do uso de mercúrio, além da destruição de ecossistemas.

A investigação identificou as pessoas envolvidas na atividade de garimpo ilegal, além dos donos das terras, tratando-se de pai e filho. Segundo a PF eles cobravam um percentual do valor do ouro extraído no local. Um dos investigados já é réu pela mesma prática dos crimes, decorrente de outro inquérito policial.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco em domicílios. Uma pessoa foi presa em flagrante. Foram encontrados na casa do investigado, armas de fogo e 415 gramas de ouro.

Na ação foram apreendidos e, em seguida, destruídos os equipamentos voltados para a extração ilegal.

O nome da operação remete à origem do termo “garimpo”, que dizia respeito à exploração ilegal de minérios nos topos das serras, chamadas grimpas na época, dando origem à denominação grimpeiro, e posteriormente garimpeiro.

Mais informações na reportagem de Marcos Martins, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Cidade Alerta-MA, com Markos Martins, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 18h, pela TV Cidade/RecordTV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado