Na tarde dessa segunda-feira (7), uma equipe da PRF realizava fiscalização no km 150 da BR-010, município de Porto Franco/MA, quando deu ordem de parada a um caminhão que transportava madeira nativa serrada.
Os policiais rodoviários federais solicitaram a documentação da carga e, após análise, constataram divergências entre as informações constantes e a carga efetivamente transportada, totalizando o transporte irregular de 23,96m³ de madeira nativa de diferentes espécies e perfis.
Durante inspeção da carga e coleta de amostras, foram observadas várias inconsistências, sendo as principais o transporte de alguns perfis em quantidade superior ao declarado. Além de algumas espécies não relacionadas na documentação apresentada.
Foi constatada, a princípio, a ocorrência do crime de transportar madeira sem licença válida. O condutor assinou termo circunstanciado de ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando convocado.
Os veículos e a carga permaneceram retidos na Unidade Operacional (UOP) de Porto Franco à disposição do órgão ambiental competente.
Fonte: PRF-MA