São Luís: instalados pluviômetros manuais em pontos estratégicos

pluviômetro manual
Foto: Divulgação/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Superintendência da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), está instalando pluviômetros manuais em pontos estratégicos da capital maranhense. A ação objetiva ampliar a informação e o controle sobre o volume de chuvas que caem no município. Na terça-feira (18), uma equipe da Defesa Civil esteve na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) para fazer a instalação de um aparelho. Até o fim do mês, outro instrumento deverá ser colocado na sede da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). A ação soma-se a outras estratégias da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior voltadas para a proteção das áreas de risco da cidade.

Segundo o secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, outros equipamentos já se encontram instalados nos bairros Salinas do Sacavém, Coroadinho, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, que abrange toda área do Itaqui-Bacanga e também nas comunidades da Vila Embratel e Vila Lobão. Na sede da Semusc, localizada no bairro Alemanha também funciona um aparelho. “Eles são aparelhos feitos a partir do reaproveitamento de garrafões de água mineral, instalados de forma artesanal em pontos estratégicos que permitem o monitoramento da quantidade de chuvas que deverá recair sobre a cidade”, informa.

Os aparelhos são desenvolvidos no Centro de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com baixos custos e eficácia comprovada por meio da comparação de pluviométricos digitais, cuja manutenção e responsabilidade é do Governo Federal. “Ambos aparelhos indicam, com pouquíssimos índices de diferenças, o nível pluviométrico da localidade onde se encontram instalados”, informa a superintendente da Defesa Civil do Município, Elitania Barros.

INSTALAÇÃO

Para iniciar os preparativos de instalação dos aparelhos manuais, uma equipe da Defesa Civil faz um requerimento informando a pretensão de instalar o aparelho. Em geral, os locais escolhidos são de instituições ou entidades de grande abrangência dentro de uma determinada comunidade, caso do Comando Geral da PM-MA, que abrange vários bairros na região do Calhau. “Só após a aprovação do requerimento por parte da entidade é que iniciamos a implantação do equipamento, cuja manutenção é acompanhada permanentemente pela Defesa Civil”, informa Elitania Barros.

Ela informa ainda que o aparelho que existia na sede da Universidade Federal do Maranhão precisou ser deslocado para a sede do Comando do Corpo de Bombeiros Militares, por conta da abrangência da área. O aparelho instalado cobre praticamente toda a área do Itaqui-Bacanca.

UTILIDADE

O pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos (chuva, neve, granizo) durante um determinado tempo e local. A partir da quantidade de chuva recolhida é calculado o índice pluviométrico, que é medido em milímetros, e é a somatória da precipitação em um determinado local durante um período de tempo estabelecido.

Além da colocação dos pluviômetros, a Defesa Civil segue fazendo o monitoramento das áreas de risco de São Luís, para evitar ocorrências nestes locais. A Defesa Civil da Prefeitura pode ser acionada pelo telefone (98) 3212-8473, pelo 153 (ligando de um número da operadora Oi), o  190 do Centro Integrado de Operações de Segurança  (Ciops) e o número (98) 9822-5352, pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado