São Luís: seguem ações de monitoramento e proteção de áreas de risco

defesa civil trabalha em área de risco
Foto: Honório Moreira/ Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Superintendência da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), prossegue com o serviço de colocação de lonas de proteção em áreas de riscos da capital maranhense. Até a primeira quinzena do mês de fevereiro, foram contemplados os bairros João de Deus, Vila Embratel, Vila Dom Luís, Sá Viana, Alto da Penha e Túnel do Sacavém. O método é utilizado junto a outras formas de prevenção e mitigação pela Defesa Civil em casos de ocorrências. A ação faz parte das ações colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior  no período chuvoso quando o monitoramento das áreas é intensificado pelas equipes da Defesa Civil. 

Além da colocação das lonas, a Superintendência da Defesa Civil também intensifica o serviço de monitoramento em locais com perigo de deslizamentos e alagamentos, com vistorias às casas situadas próximo à encostas e acompanhamento das ocorrências durante as chuvas. Faz ainda a distribuição de material didático com informações relevantes sobre como moradores devem proceder em caso de sinistros envolvendo enxurradas, quedas de muros, caixas d’ água ou casas com riscos de desmoronamento em decorrência de chuvas fortes.

Desde o início das chuvas, os agentes das Defesa Civil de São Luís estão percorrendo todo o município, inclusive, nos fins de semana; para fazer o alerta às comunidades em situações de risco. Diariamente as áreas mapeadas como de risco, estão sendo vistoriadas pelas equipes de trabalho do município.

“Além disso, moradores também podem acionar o serviço caso percebam alguma degradação no imóvel em que residam. Nos fins de semana, temos plantão com o monitoramento direto da quantidade de chuvas que a cidade está recebendo nesse período de estação chuvosa. A recomendação do prefeito Edivaldo é atender com a maior agilidade possível toda população da capital”, destaca o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

Antes de colocar as lonas plásticas, as equipes da Defesa Civil fazem reuniões com os moradores, por meio dos Núcleos Comunitários da Defesa Civil implantados nos bairros. “A Defesa Civil já colocou lonas em alguns pontos de riscos, conforme monitoramento previamente feito com o núcleo comunitário das comunidades que acompanhamos”, informa a superintendente do serviço, Elitania Barros.

BENEFÍCIO 

O material ajuda a proteger áreas afetadas pela ação do homem, feitas por meio de escavações ou construções irregulares em terrenos com declives, barreiras ou íngremes. Com o tempo e as chuvas, os terrenos ficam mais degradados, o que facilita o deslizamento que pode comprometer casas, muros e paredes dos imóveis presentes nas áreas de riscos.

Para a moradora Antônia dos Anjos Almeida, a lona ajuda a preservar o terreno durante as chuvas. “A gente acompanha todo o serviço executado pela Defesa Civil, muitas vezes somos nós mesmos que solicitamos para eles virem colocar a lona para nos trazer mais segurança. Pelo menos nos trechos onde há o material, fica mais difícil de ter deslizamento ou alagamento”, afirma a dona de casa, que reside na 2ª Travessa Piancó, na Vila Embratel.

Nos próximos dias, outros bairros e vilas de São Luís devem receber o serviço de colocação de lonas. Até o momento, estão previstas visitas técnicas nesse sentido para o Itaqui-Bacanga, a Vila Embratel e Sá Viana.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado