Técnicos recolhem materiais e amostras em praias de São Luís e Alcântara

SEMA
Imagem: SEMA

Equipes multidisciplinares da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) estiveram nesta terça-feira (24), nas praias de Itatinga e Taperai, localizadas na cidade de Alcântara (a 30 km de São Luís), realizando a coleta de materiais e de amostras para serem analisados.

Também foi realizada, na manhã da segunda-feira (23), a coleta dos materiais encontrados na orla da Praia de São Marcos, na capital. Os objetos, de acordo com o Laboratório de Análises Ambientais (LAA), da Secretaria, são amortecedores utilizados nas embarcações para evitar o choque mecânico entre a embarcação e o caís de atracamento.

As atividades foram realizadas após o recebimento de denúncias através das redes sociais, onde um vídeo mostrava uma tartaruga coberta por uma camada pastosa de cor preta. 

“Quando recebemos as denúncias, nos foi passada a informação de que as manchas foram vistas pela primeira vez no sábado (21). Porém, os denunciantes não nos deram certeza dessa informação”, afirmou o encarregado do LAA da SEMA, Paulo Rocha.

Ainda de acordo com o LAA, o material foi encontrado em apenas um ponto da praia de Itatinga, em Alcântara, e , por isso, a população não será impedida de utilizar os espaços. “Como a mancha foi localizada em apenas um ponto da praia, não há necessidade de interdição. Dessa forma, não existem proibições para banhistas”, pontuou Paulo Rocha.

Após a realização do reconhecimento, coleta e levantamento de emissor do material recolhido, os resultados serão encaminhados para os setores responsáveis para as devidas providências.

De acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), as operações no Porto do Itaqui seguem normalmente, não sendo registrado nenhum vazamento de óleo.

Com informações SEMA

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado