Américas devem estar atentas à “ameaça tripla” de Covid-19, gripe e VSR

Américas devem estar atentas à “ameaça tripla” de Covid-19, gripe e VSR
Foto: reprodução/OMS.

O aumento de casos de Covid-19, gripe sazonal e de Vírus Sincicial Respiratório, VSR, é motivo de preocupação para a Organização Pan-Americana da Saúde, Opas.

Falando a jornalistas, a diretora da agência pediu aos países da região que implementem medidas para manter as comunidades seguras, como vacinas, vigilância, uso de máscara e distanciamento social, principalmente às vésperas das festas de fim de ano.

Aumento de mortes por Covid-19

Para Carissa Etienne, o aumento de uma única infecção respiratória é motivo de preocupação, e quando duas ou três começam a impactar uma população simultaneamente, é preciso ficar alerta.

Na última semana, os casos de Covid-19 aumentaram 17% na região, com mais mortes na América do Sul e na América Central. Ela alerta que o número de infecções pode ser maior, devido à falta de testes.

Enquanto isso, as confirmações de influenza na América do Norte estão aumentando e casos fora da estação também estão subindo no Cone Sul, particularmente na Argentina e no Uruguai. A situação está causando uma pressão inesperada nos sistemas de saúde.

As infecções por RSV também aumentaram significativamente, sobrecarregando os sistemas de saúde no Canadá, México, Brasil, Uruguai e Estados Unidos, e tendo um impacto particular em crianças e bebês menores de um ano.

Proteção contra VSR

A diretora da Opas destacou que as estratégias usadas para limitar a disseminação do Covid-19, incluindo o uso de máscaras e o distanciamento social, também se aplicam a outras doenças respiratórias, incluindo o VSR, para o qual não há vacina atualmente.

Carissa Etienne também lembrou que os países também devem fortalecer a vigilância de doenças e continuar incentivando a vacinação contra a Covid-19 e a influenza.

Este ano, o Fundo Rotativo da Opas adquiriu 39,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 e 31 milhões de imunizantes contra influenza para os Estados-membros. Segundo ela, "há unidades suficientes para manter as pessoas seguras. É preciso usá-las."

Com ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado