Fumar aumenta risco de complicações após cirurgias

homem com cigarro na boca
Foto: Pixabay.

Fumantes correm riscos significativamente maiores de complicações depois de uma cirurgia, informa um novo estudo da Organização Mundial da Saúde, OMS, publicado esta segunda-feira.

Segundo a pesquisa, as complicações incluem problemas cardíacos e pulmonares, possibilidade de infecções e cicatrização mais lenta e difícil.

Benefícios

Apesar dessas dificuldades, o estudo mostra que parar de fumar quatro semanas antes de uma cirurgia é suficiente para reduzir o risco de complicações e melhorar os resultados nos primeiros seis meses de recuperação. Esses pacientes também têm possibilidades menores de sofrer complicações com a anestesia.

O estudo, realizado em conjunto com a Universidade de Newcastle e a Federação Mundial das Sociedades de Anestesiologistas, mostra que cada semana sem fumar melhora os resultados em cerca de 19%.

Em nota, o especialista da OMS, Vinayak Prasad, diz que o relatório “mostra que existem vantagens em adiar cirurgias menores ou que não sejam de emergência para dar aos pacientes a oportunidade de parar de fumar."

Explicação

A nicotina e o monóxido de carbono, duas substâncias presentes nos cigarros, podem diminuir os níveis de oxigênio e aumentar muito o risco de complicações cardíacas após a cirurgia.

Fumar também danifica os pulmões, o que dificulta a circulação do ar e aumenta o risco de problemas nestes órgãos. Além disso, fumantes podem ter o sistema imunológico baixo, o que atrasa a cicatrização e aumenta o risco de infecção no local da ferida.

Segundo o estudo, “apenas um cigarro pode diminuir a capacidade do corpo de fornecer os nutrientes necessários para a cura após a cirurgia.”

O coordenador da Qualidade de Cuidados da OMS, Shams Syed, disse que “as complicações após cirurgias representam um grande peso para os profissionais de saúde e para os pacientes.”

Segundo o especialista, médicos, cirurgiões, enfermeiros e familiares são importantes para apoiar o paciente a parar de fumar em todas as etapas do tratamento, especialmente antes de uma operação.

Com ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado