Novo coronavírus leva ONU a cancelar eventos e adotar trabalho a distância

mulher higieniza mãos com álcool gel
Foto: ONU/Loey Felipe.

As Nações Unidas anunciaram novas medidas para ajudar a conter a propagação da nova cepa do coronavírus e reduzir o risco de transmissão em suas instalações em diversas partes do mundo.

O secretário-geral, António Guterres, informou aos países-membros e aos funcionários que estão cancelados todos os eventos paralelos agendados de 16 de março até o fim de abril, na sede em Nova Iorque.

Eventos

A informação foi dada pelo porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric.

O objetivo é mitigar o impacto do covid-19 reduzindo o movimento e contato entre as pessoas. Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou que o novo coronavírus tornou-se uma pandemia.

Guterres já tinha pedido um equilíbrio entre a segurança dos funcionários e representantes dos países além da necessidade de garantir que continue o trabalho da organização, em Nova Iorque e no mundo.

A sede das Nações Unidas adota a segunda de três fases da resposta para gerenciar e coordenar emergências de saúde. As medidas incluem o trabalho a distância e a ponderação sobre riscos que podem estar associados a viagens ou reuniões.

Em Nova Iorque, foram suspensas as visitas guiadas à sede da ONU para reduzir o risco de transmissão. Ainda não há nenhuma notificação de contaminação entre funcionários da organização.

Risco

Em Genebra, o Conselho de Direitos Humanos estuda suspender até nova decisão a atual 43. sessão do órgão a partir desta sexta-feira. A reunião anual do Conselho deveria durar até 20 de março.

Em Viena, uma outra sede da ONU na Europa, os trabalhadores do Centro Internacional atuarão de casa até 3 de abril. A decisão foi tomada com base em medidas das autoridades da Áustria e especialistas do Centro Internacional de Viena. Somente equipes consideradas essenciais poderão operar no complexo.

Com ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado