Grande Ilha encerra 1º bimestre com queda no índice de roubos a ônibus

 Grande Ilha encerra 1º bimestre com queda no índice de roubos a ônibus
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

O número de roubos a transporte coletivo na Grande Ilha de São Luís caiu 42% no primeiro bimestre de 2024, quando estabelecida comparação com o mesmo período de 2023. Um dos principais motivos para a queda foi a intensificação da Operação Catraca, executada pelo Sistema de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar do Maranhão, que, além de barreiras fixas nos principais corredores viários, também está realizando abordagens volantes.

Em números absolutos, foram registradas 128 ocorrências entre janeiro e fevereiro deste ano, contra 221 contabilizadas no mesmo intervalo do ano passado, ou seja, 93 registros a menos. Essa redução tem impacto positivo na qualidade de vida das cerca de 750 mil pessoas que utilizam, diariamente, o transporte coletivo como principal meio de locomoção na região.

Entre os dois meses analisados, fevereiro foi o que contabilizou maior redução no índice de roubo a coletivo, com 54,8% menos ocorrências, saindo de 113 registros em 2023, para 51 este ano. Janeiro teve redução um pouco menor, mas ainda alcançou queda de 28,7%, saindo de 108 para 77 casos.

Grande parte dessa redução se deu na área Norte da Grande Ilha, de acordo com o Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM Norte). A queda de roubos durante o período na área - que abrange o município de Raposa e dezenas de bairros de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São Luís, reunindo mais de 500 mil habitantes -, chegou a 52%, saindo de 67 ocorrências no primeiro bimestre do ano passado, para 32 no primeiro bimestre deste ano.

Operação Catraca

A Operação Catraca foi intensificada no início deste ano e, agora, conta com o apoio das forças militares especializadas, entre elas: Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Motopatrulhamento, Esquadrão Águia do Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv).

Além das abordagens a ônibus, em pontos fixos, as equipes estão fazendo fiscalização volante, ou seja, os policiais possuem autonomia para parar coletivos em qualquer ponto do trajeto, quando, por exemplo, for identificada possível presença de algum indivíduo suspeito no transporte, evitando, assim, quaisquer ocorrências.

A operação leva, ainda, à prevenção de outros crimes, uma vez que visa, também, a apreensão de armas e drogas.

Em 2023, foram efetuadas mais de 109 mil abordagens policiais no âmbito da Operação Catraca, com mais de 250 armas brancas e 100 armas de fogo apreendidas, além de 90 suspeitos conduzidos até a delegacia.

Neste ano, em pouco mais de dois meses, já foram realizadas, aproximadamente, 11 mil abordagens a ônibus de diferentes rotas, em diferentes locais da Grande Ilha, visando o combate a roubo de coletivos e todo tipo de criminalidade na região. 

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado