Fevereiro é marcado por campanhas de conscientização sobre doenças crônicas, e o lúpus ganha destaque por ser uma condição autoimune, sem cura, mas que pode ser tratada e controlada com diagnóstico precoce e acompanhamento médico. Diagnosticada com lúpus, Paula Bruzaca conta que receber a confirmação da doença foi um impacto. Entre dias bons e dias difíceis, Paula convive com uma doença silenciosa e progressiva, que afeta não apenas a saúde física, mas também a qualidade de vida. Dores, cansaço e inflamações fazem parte da realidade de muitos pacientes e nem sempre são visíveis para quem está de fora.
Segundo o Ministério da Saúde, o lúpus está entre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas e é considerado uma das mais graves, exigindo acompanhamento médico especializado desde os primeiros sintomas. O tratamento adequado ajuda a controlar a doença e evitar complicações mais sérias.
Confira os detalhes na reportagem completa de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso canal oficial no YouTube. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.