Uma criança morreu na cidade de Igarapé do Meio, interior do Maranhão. Ícaro Luís, de um ano e oito meses, chegou morto ao hospital, com suspeita de ter sofrido maus-tratos e abuso sexual. O pai do menino Ícaro, Luiz Fernando Castro, mora no bairro Vila Sarney, em São Luís e falou com exclusividade para uma equipe de reportagem da TV Cidade/RecordTV. Luiz Fernando conta que não acreditou na notícia da morte do filho. A ex-companheira cuidava bem da criança enquanto moraram juntos. Entre outubro de 2022 e maio deste ano, foram algumas idas e vindas de Ícaro, entre São Luís e Igarapé do Meio. Nas primeiras vezes, o pai conta que não percebeu nenhum sinal de violência, até que o menino teve uma assadura na região do bumbum.
A decisão de deixar a criança com a mãe foi motivada também pela dificuldade de cuidar de um bebê sozinho. Luiz Fernando contou que precisava procurar trabalho e passava por dificuldades.
Apesar da dor, Luiz Fernando deixa sob a justiça a condução que aponte os responsáveis pela morte violenta do filho.
Mais informações na reportagem de Bel Soares, para a TV Cidade/Record TV.
Assista abaixo:
Ícaro Luís Dutra Silva morreu na cidade de Igarapé do Meio, interior do Maranhão, com suspeita de ter sofrido maus-tratos e abuso sexual. Segundo a delegada Luana Sousa, a Ícaro, de um ano e oito meses, chegou morto ao hospital municipal no sábado, 10 de junho, com hematomas pelo corpo e ferimentos nas partes íntimas. A médica que atendeu a ocorrência acionou o Conselho Tutelar a Polícia Militar que conduziu a mãe do menino, uma jovem de 18 anos, para a 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Santa Inês. Ela foi autuada e aguarda prisão preventiva na UPR de Santa Inês. Uma adolescente, companheira da mãe da criança, também foi conduzida a delegacia em que foi feita a apreensão por ato infracional.
A delegada disse que havia diversas lesões pelo corpo da criança que parecem ser marcas de mordida. O corpo do menino foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em São Luís para exame cadavérico e verificação da possibilidade de abuso sexual.
Em depoimento a polícia, foi dito que a criança teria sido deixada sozinha em casa. Ao retornar, a adolescente teria encontrado a criança caída ao lado de uma mesa, objeto que teria caído por cima da criança e provocado as lesões. Para a polícia, a mãe disse que a adolescente agredia constantemente a criança.
Segundo a delegada Luana Sousa, já havia denúncias de maus-tratos no Conselho Tutelar. Há denúncias também de tráfico de drogas na residência, onde foram encontrados 36 papelotes de substância semelhante ao crack.
Fique ligado! O Cidade Alerta-MA, com Markos Martins, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 18h, pela TV Cidade/Record TV.