O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta sexta-feira (26), a Nota do Comércio Varejista. A publicação bimestral apresenta dados sobre o volume de vendas, a confiança do empresário do comércio e do consumidor, o endividamento e a inadimplência das famílias, a abertura de empresas, a demanda por crédito, entre outros.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista do Maranhão cresceu 2,6% em fevereiro em comparação com o mês anterior, marcando o segundo mês consecutivo de crescimento em 2024. No acumulado do ano, o varejo maranhense apresentou alta de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando a média nacional de 6,1%. Já em comparação a fevereiro de 2022, as vendas avançaram 12,6%.
O bom desempenho do comércio varejista, no início do ano, é atribuído, em parte, à maior movimentação econômica provocada pelo Carnaval. Estima-se que o Carnaval 2024 no Maranhão atingiu um recorde de público e que a movimentação econômica em todo o estado foi de mais de 313 milhões, em razão da ampliação dos esforços públicos na realização da festividade.
A publicação destaca ainda o crescimento das transações Pix recebidas por pessoas jurídicas no Maranhão em fevereiro, que está associado, em parte, ao aumento da atividade econômica durante o Carnaval. De acordo com o Banco Central, foram registradas 113,9 milhões de transações, alta de 63,4% em comparação com o mês anterior. Com a elevada quantidade de transações Pix em fevereiro, o valor recebido por pessoas jurídicas por esse meio de pagamento totalizou 12,2 bilhões, variação de 11,9% em comparação com janeiro.
O conteúdo completo está disponível no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br)
Mais informações na reportagem de Junior Pereira para a TV Cidade/Record.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade/Record.