O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), promove, no período de 11 a 17 deste mês, na Grande Ilha, a VIII Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, com o tema "O tempo de agir é agora". O evento tem como objetivo reforçar as ações das forças de segurança para prevenir e combater a violência doméstica, familiar e qualquer outra forma de violência contra mulheres em razão do gênero.
O evento é coordenado pela Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Combate ao Feminicídio e da Coordenação das Delegacias da Mulher, e também conta com a participação ainda da Casa da Mulher Brasileira e da ONG Somos Todas Marianas.
Ao longo de mais esta edição, diversas ações serão realizadas com o objetivo de sensibilizar as maranhenses sobre a importância de denunciar casos de violência contra a mulher, para que o sistema de segurança pública em conjunto com outros órgãos da rede estadual possa adotar providências legais que assegurem acolhimento e proteção às vítimas, evitando feminicídios.
A primeira atividade da VIII Semana Estadual de Combate ao Feminicídio será uma palestra para a comunidade do bairro Cohab Anil I, em São Luís. O último ato, por outro lado, será a tradicional Corrida de Combate ao Feminicídio, com percursos de 5km e 10km, promovida em conjunto com todos os órgãos envolvidos e a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).
Há três meses consecutivos, a segurança pública registra diminuição nas ocorrências de feminicídios na Grande Ilha, com índice de 67%. No Maranhão, no mês de outubro, também houve redução de 50% no registro de feminicídio em todo o estado comparado com outubro passado.