Grande Ilha tem março com maior redução no índice de crimes violentos

Grande Ilha tem março com maior redução no índice de crimes violentos
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

A Grande Ilha teve o mês de março com maior redução de crimes violentos letais intencionais dos últimos 11 anos, com 11 casos registrados, de acordo com balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA). Em relação a igual período do ano passado, o índice é 42,1% menor. No mesmo intervalo, também houve queda de roubos a postos de combustíveis, a pessoa, a coletivo e a estabelecimentos comerciais.

O balanço também aponta, além da redução histórica, que a Grande Ilha não teve registro de latrocínio nem de lesão corporal seguida de morte no período, reflexo dos constantes investimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado para melhorar o trabalho das forças policiais e, consequentemente, a segurança de toda a população maranhense.

Em análise isolada, também é possível observar que em São Luís, um dos quatro municípios que integram a região, a queda no índice de crimes violentos letais intencionais no último mês foi de 46,2%. Em números absolutos, foram sete casos contra 13 registrados em março de 2023.

Mais informações na reportagem de Junior Pereira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.


Desempenho trimestral

Os números obtidos pela Grande Ilha no mês de março contribuíram positivamente para o desempenho do primeiro trimestre em relação a crimes violentos letais intencionais – categoria que inclui os crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Neste caso, a variação observada, se comparado com o primeiro trimestre de 2023, foi de menos 13,6% menos ocorrências.

Entre os casos registrados no primeiro trimestre, a maior redução foi com relação a homicídios dolosos. Percentualmente, a queda foi de 15,8%.

Na capital maranhense, durante o primeiro trimestre, a redução do número de crimes violentos letais intencionais chegou a 24,4%. Assim como em toda a região, a taxa de homicídios dolosos foi a que teve maior declínio, com variação de 29.5%.

Roubos

De acordo com a SSP-MA, o mês de março também fechou com redução no índice de roubos a pessoa, a coletivo e a estabelecimento comercial, promovendo mais qualidade de vida para as mais de 1 milhão de pessoas que vivem na região da Grande Ilha.

Com relação a roubo de postos de combustíveis, a redução foi de 67% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro até 1º de abril deste ano, foram registradas somente três ocorrências.

O policiamento ostensivo, com patrulha a pé, a cavalo e em viaturas, em ações ordinárias e de reforço, também impactou positivamente no índice de roubos a pessoa. A variação no período analisado foi de menos 35%.

Como resultado da Operação Catraca, que acontece com reforço das forças policiais especializadas desde de janeiro, o índice de roubo a coletivo também teve redução. Neste caso, a queda foi de 32%.

Quanto a roubo a estabelecimentos comerciais, a redução observada foi de 25%, caindo de 83 ocorrências em março de 2023 para 62 em março de 2024.

Investimentos

O Governo do Maranhão vem realizando constantes investimento para melhorar a segurança pública em todo o estado. Recentemente, 600 novos policiais militares foram nomeados para reforçar o trabalho executado pela corporação.

Além disso, o governador Carlos Brandão também anunciou a convocação de 50 delegados, 20 investigadores e 10 peritos do último concurso, além da promoção de delegados e realização de concurso público para bombeiros e policiais civis.

Em fevereiro, foram concedidas 873 progressões a oficiais da PM e membros do Corpo de Bombeiros.

No ano passado, para incrementar o trabalho realizado pela Polícia Civil do Maranhão, o governador Carlos Brandão nomeou novos servidores. Na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, por outro lado, houve promoções.

Desde o início de sua gestão, o governador Carlos Brandão entregou mais de 380 viaturas, entre motos e carros, além de armamento e outros equipamentos essenciais para o desempenho das atividades policiais e segurança pública. Outras cerca de 100 viaturas serão entregues ainda neste semestre.

Visando o aperfeiçoamento das forças de segurança, o governo também tem direcionado investimentos para capacitação dos agentes. No último ano, cursos de manutenção e manuseio de armas, de operações aerotáticas, de operações especiais, de sobrevivência em áreas rurais, entre muitos outros.

Compartilhe
Conteudo Relacionado