O Dia Internacional para a não violência Contra as Mulheres é comemorado anualmente em 25 de novembro. A data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos.
No Maranhão, os Grupos Reflexivos para Homens têm se destacado como uma estratégia eficaz. Por meio de encontros realizados com agressores, esses grupos promovem a desconstrução de comportamentos machistas, a reflexão sobre os impactos da violência e o respeito à dignidade humana.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, em 2024 foram registrados 813 Boletins de Ocorrência por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência. Parte destes homens foram direcionados aos grupos Reflexivos como uma maneira de prevenção da violência e do feminicídio.
Segundo a psicóloga Yram Miranda, há desafios a serem enfrentados pelos profissionais com os participantes, que costumam apresentar resistência para frequentar as reuniões, mas, no fim, entendem a importância de acabar com a violência contra as mulheres.
De acordo com a Lei Maria da Penha, em casos de violência doméstica contra a mulher, o juiz deverá determinar o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação.
Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Manhã, com Samya Portela e Naassom Saldanha, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h05, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.