Homem é preso por agressão, injúria racial e ameaça na península da Ponta D'areia

Homem é preso por agressão, injúria racial e ameaça na península da Ponta D'areia
Foto: reprodução.

Policiais militares do Grupo Tático Móvel (GTM) do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTUR) foram acionados para conterem uma confusão generalizada na península da Ponta D'areia, em São Luís e prenderam um homem por agressão, injúria racial e ameaça.

Segundo o Bptur a prisão aconteceu no domingo (31), por volta da meia-noite. Durante rondas na península, o GTM do BPTUR deparou-se com uma briga generalizada, envolvendo clientes e funcionários de um bar. Segundo os funcionários os clientes não pagaram pelo consumo o que iniciou a briga.

Os policiais militares conseguiram intervir na briga, finalizando o conflito físico. Porém, um dos clientes ainda incitava a briga e proferiu palavras de ameaças e de injúrias raciais, contra os funcionários do estabelecimento, momento em que os policiais deram voz de prisão ao homem.

Segundo o BPTur, o indivíduo desacatou os policiais militares presentes na guarnição, utilizando-se de palavras de baixo calão, e injurias raciais e agrediu a ex-companheira que estava no estabelecimento.

O homem foi conduzido à Delegacia da Mulher Brasileira, onde foi autuado em flagrante delito.

Mais informações na reportagem de Marcos Martins, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

A Lei 14.532, de 2023, equipara a injúria racial como crime de racismo, com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.

A última divulgação de dados nacionais relacionados a casos de racismo registraram um salto de 1.464 em 2021 para 2.458 em 2022.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) através da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, junto ao Governo do Estado discutem políticas públicas para combater as subnotificações desse tipo de crime.

Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Com informações da Agência Senado.

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h50, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado