MA tem segunda maior redução de roubo de carga do país, diz Ministério da Justiça

MA tem segunda maior redução de roubo de carga do país, diz Ministério da Justiça
Foto: reprodução/Governo do MA.

O Maranhão foi o segundo estado do país com maior redução no índice de roubo de cargas em 2023. No mesmo período, o Estado também reduziu, drasticamente, as ocorrências de assalto a instituições financeiras. Os dados são do Mapa da Segurança Pública – 2024, elaborado e divulgado pelo Ministério da Justiça.

De acordo com o levantamento, o Maranhão teve 77,93% menos ocorrências de roubo de cargas no ano passado, em relação a 2022. O Estado ficou por sete meses consecutivos sem registrar boletins referentes ao crime, de junho a dezembro, enquanto no ano anterior foi o contrário, entre sete e 19 ocorrências a cada mês. O acumulado anual chegou a 145 registros.

O êxito alcançado em 2023 reflete o compromisso incansável das nossas forças policiais, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo nosso governador Carlos Brandão. Graças a esse empenho contínuo, conseguimos conter eficazmente as atividades das organizações envolvidas no roubo de cargas e roubo a bancos, promovendo mais segurança em nosso estado”, elencou o secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins.

A redução de roubos de carga do último ano fez com que o Maranhão deixasse o ranking dos 10 estados com mais registros desse tipo de crime no país. Em 2022, o estado ocupava a nona posição, e, ano passado, com os investimentos em intensificação do trabalho ostensivo realizado pelas forças policiais, bem como de investigação para a desarticulação de organizações envolvidas, ficou em 12º lugar, com 32 ocorrências. Isto é, menos 113 casos.

O Maranhão teve destaque, ainda, entre os nove estados da região Nordeste, com maior redução no período analisado, conforme o Mapa da Segurança Pública. Além disso, deixou de ocupar uma das três posições dos estados nordestinos com mais ocorrências de roubo de cargas.

Com relação ao roubo a instituições financeiras, o Maranhão diminuiu o número de ocorrências em 61,11% no ano de 2023. Em números absolutos, estado saiu de 18 para sete ocorrências, ou seja, 11 casos a menos.

Números

Roubos de cargas em 2022: 145

Roubos de cargas em 2023: 32

Variação percentual: 77,93%

Roubo a banco em 2022: 18

Roubo a banco em 2023: 7

Variação percentual: 61,11%

Por: Governo do Estado.

Compartilhe
Conteudo Relacionado