Na BR-316, em Caxias, uma equipe da Policia Rodoviária Federal abordou um veículo e solicitou a documentação do condutor e do veículo. Os policiais perceberam que dentre os dois Certificados De Registro e Licenciamento do Veículo (CLRV’s) apresentados, um de 2021 e outro de 2020, o último apresentava sinais de falsificação.
Os agentes decidiram aprofundar a investigação e logo constataram vários indícios de adulteração nos elementos identificadores do veículo. Foi averiguado que o veículo era clonado e que tinha registro de roubo/furto na cidade de Uberaba/MG, em 7 de setembro de 2020. Indagado sobre o veículo, o condutor informou que o carro pertencia a uma terceira pessoa.
A partir dessa informação os agentes desvendaram toda uma cadeia de compra e venda, chegando a um senhor que havia comprado o veículo em Brasília.
Todos os envolvidos foram localizados e identificados e, em seguida, encaminhados ao 3º Distrito Policial de Caxias, pelos delitos de uso de documento falso e receptação de veículo.
Já em Santa Luzia, no km 404 da BR-222, uma equipe PRF abordou uma motocicleta sem placa e, após a ordem de parada, os policiais constataram que havia indícios de adulteração dos elementos identificadores do veículo, uma vez que o número de identificação veicular (chassi) estava suprimido ou raspado.
Diante das informações obtidas, foi constatada a ocorrência do crime de adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento (art. 311, do Código Penal).
A equipe de PRFs deu voz prisão ao proprietário/possuidor do veículo, que foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia do Maranhão, para os procedimentos de praxe.
Algumas horas depois, ainda na BR-222, outra motocicleta sem placa foi parada pela equipe presente, e em consulta aos sistemas informatizados, foi constatado um registro de roubo/furto expedido há 5 anos, na cidade de Santa Inês/MA.
Os policiais também averiguaram que a motocicleta tinha uma placa na época do registro da ocorrência. O condutor foi enquadrado, a princípio, no crime de receptação e encaminhado para a Polícia Civil para prosseguimento do feito.
Com esses 3 casos, a PRF recuperou 22 veículos em um intervalo de sete dias, somente no estado do Maranhão.
Fonte: PRF-MA