Dados do Departamento de Feminicídio do Maranhão apontam que 36 casos de feminicídio foram registrados no Maranhão entre janeiro e o começo de setembro. Os números aumentaram durante o feriado prolongado, quando mais três mulheres foram mortas.
O caso mais recente foi registrado nesse final de semana, quando câmeras de segurança em um bar, na cidade de Governador Archer, no Maranhão, flagraram um homem que matou a tiros uma professora, de 20 anos, que estava com amigos no local. Segundo a polícia, Railan era ex-companheiro da vítima e não aceitava o fim do relacionamento que só teria durado um mês.
Em outro caso, foi registrado um achado de cadáver em área de mangue, no bairro Sá Viana. A vítima, uma mulher de 36 anos, identificada como Fabiane dos Santos. Ela estava desaparecida desde o dia cinco de setembro e, segundo os familiares, ela já tinha relatado que estava sofrendo ameaças do atual companheiro. O corpo de Fabiane foi encontrado em estado avançado de decomposição e enrolado em uma manta.
No bairro do Tinhaí, zona rural de São Luís, na área do Distrito Industrial, uma mulher identificada como Jéssica Nunes Paixão, de 37 anos, foi encontrada morta. O principal suspeito de cometer o crime é o companheiro identificado como André Luís Fonseca da Silva.
A delegada do Departamento de Feminicídio, Wanda Moura, enfatiza que antes do feminicídio a violência já está presente nos relacionamentos, como relações conturbadas, históricos de agressões físicas e psicológicas.
Denunciar e não desistir do pedido de medida protetiva, por enquanto ainda é um desafio para combater esse tipo de crime.
Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/RecordTV.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record TV.