São Luís: operação fiscaliza cumprimento de medidas sanitárias

As ações da Operação Posto Seguro continuam sendo realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Vigilância Sanitária e Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

A operação tem realizado fiscalizações em bares, restaurantes e conveniências de postos de gasolina para coibir o consumo de álcool por condutores e verificar se os protocolos sanitários contra a Covid-19 estão sendo cumpridos pelos estabelecimentos.

No sábado (8), foram fiscalizados bares nos bairros da Forquilha e Cidade Operária, e uma loja de conveniência de um posto de gasolina no São Bernardo. Durante a ação, foram verificados se as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus estão sendo cumpridas como o limite de distanciamento entre mesas, fornecimento de sacos plásticos para guardar máscaras, acesso ao álcool em gel, fechamento do local até meia-noite e medidas para impedir a aglomeração de pessoas.

Autuações e interdição

Durante a Operação Posto Seguro foram autuados três bares, todos estavam com média de 1.000 pessoas nos estabelecimentos, um deles foi interditado por não cumprir nenhuma medida sanitária. Outros motivos que levaram às autuações nos bares foram a ausência da medição de temperatura dos consumidores, falta de fornecimento de coletores de resíduos e descumprimento do horário para o encerramento das atividades.

Para a coordenadora do Detran-MA, Rositânia de Farias, é essencial que a população e os proprietários de estabelecimentos entendam a importância em seguir os protocolos sanitários. “No atual cenário de pandemia em que estamos vivendo é necessário ter consciência que precisamos adotar medidas que contribuam para a prevenção da propagação da Covid-19. Nesta fiscalização foram constatados os abusos de álcool e aglomeração de pessoas, nosso objetivo é evitar que estas situações continuem acontecendo”, afirmou.

Operação Lei Seca

Como parte da ação também foram realizadas duas blitzen da Operação Lei Seca, durante o sábado, simultaneamente na Avenida dos Holandeses e na Avenida 203, próxima à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). De acordo com o relatório da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, foram abordados 186 veículos e realizados 153 testes do etilômetro. Houve 33 recusas e sete autos lavrados a condutores que dirigiam sob a influência de álcool.

A Operação Lei Seca é coordenada pelo Detran-MA, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), tendo como objetivo combater o uso de álcool e direção veicular, além de garantir mais segurança no trânsito.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, ressalta o apoio da população na realização da Operação Lei Seca. “Durante as blitzen muitas pessoas parabenizam a ação e destacam a importância da Operação Lei Seca. Nossa intenção é mostrar para o condutor que ele também é responsável por manter a paz e a harmonia no trânsito e que a sua atitude pode salvar vidas”, declarou.

As Operações Lei Seca e Posto Seguro são uma iniciativa do Detran-MA, juntamente com Procon-MA, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, para coibir a formação de aglomerações que favoreçam o contágio da Covid-19 e o consumo de álcool por condutores.

Fonte: Secap

Compartilhe
Conteudo Relacionado