Secretário de Saúde denuncia perfil falso vendendo vacinas

Secretário alerta sobre perfil falso comercializando vacinas contra Covid no MA
Foto: reprodução.

O Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, usou as redes sociais para mostrar sua indignação com atos de golpistas que criaram um perfil falso no WhatsApp. No perfil, os criminosos se passavam pelo secretário para vender vacina da Covid-19.

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (21) Lula falou de sua repulsa aos golpistas que se aproveitam de um momento delicado como a pandemia que tem deixado milhares de pessoas mortas.

Com fotos e informações pessoais do secretário, o suspeito se passou por Carlos Lula para vender vacinas destinadas ao combate da covid-19. Mas o golpe não foi realizado com sucesso, pois a primeira vítima fez a denúncia assim que recebeu a mensagem maliciosa.

A investigação corre em segredo de Justiça, mas a policia adiantou que já foram identificados os suspeitos. Possíveis vitimas também serão ouvidas para dar maiores detalhes ao inquérito.

Carlos Lula pede que se alguém receber mensagens em nome do secretário, bloqueie o perfil e entre em contato pelo link https://instagram.com/carloselula?igshid=12uhw8a99ng9e

Saiba mais na reportagem de Beatriz Pereira:

Assista:

Na última sexta-feira (15), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, apresentou o Plano Municipal de Vacinação contra o novo coronavírus. A primeira fase da campanha deverá durar sete semanas e contemplará profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência.

VEJA O PLANO COMPLETO AQUI

O Governo do Maranhão começou às 7h desta terça-feira (19) o transporte das vacinas contra o novo Coronavírus para os municípios.  São três aviões, três helicópteros e 30 automóveis fazendo o trabalho.

PÚBLICOS

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

A estimativa é de 1,75 milhão de pessoas nesta primeira etapa, ainda sem data prevista para terminar. Os demais serão vacinados após essa fase, em cronograma também a ser definido pelo Ministério da Saúde.

VACINAS NO MA

O Maranhão deu início na noite desta segunda-feira (18) à vacinação contra o coronavírus no Estado. Os primeiros vacinados foram cinco pessoas recebidas pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. A técnica em enfermagem Egle Martins foi a primeira.

As vacinas foram produzidas pelo Instituto Butantan e enviadas ao Maranhão pelo Ministério da Saúde. Foram enviadas 164.240 doses nesta etapa, sendo duas para cada pessoa.

AGULHAS E SERINGAS

Desde o fim de semana, o Governo Maranhão também está entregando 4 milhões de seringas e agulhas para os municípios usarem na primeira fase da vacinação. E uma nova leva está sendo comprada.

“A prefeitura de São Luís já nos pedi no domingo que entregássemos seringas, agulhas e luvas. Faremos isso para a prefeitura de São Luís e todas aquelas que estão nos pedindo”, afirmou o governador.

CONTRAINDICAÇÕES

A vacina não é indicada para pessoas com menos de 18 anos, gestantes e quem tenha reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina.

PREVENÇÃO

A máscara, o distanciamento e a higiene das mãos continuam fundamentais para o combate à doença. Isso tudo só será deixado de lado quando toda a população estiver vacinada.

 DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL

O Ministério da Saúde iniciou na manhã da segunda-feira a distribuição das vacinas contra a Covid-19 para todos os Estados. Representando o Maranhão, o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, recebeu o 1º lote das vacinas destinados ao Estado.

Por unanimidade, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a covid-19, no último domingo (17).

Compartilhe
Conteudo Relacionado