Dezesseis trabalhadores dos estados do Piauí e Maranhão foram resgatados em situação similar à escravidão, no Ceará. Conforme a Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT), as vítimas viviam em condições precárias no alojamento de uma obra em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, sem acesso à água potável.
De acordo com a advogada trabalhista, Jessica Oliveira, o trabalho análogo a escravidão é considerada uma grave violação aos direitos humanos. Ela ressalta também que os trabalhadores resgatados têm direito a receber todas as verbas trabalhistas devidas e devem ser incluídos no programa de qualificação profissional.
Diante de casos recorrentes, o Governo Federal criou um canal específico, intitulado Sistema Ipê, a fim de reduzir o índice de ocorrências similares e assegurar trabalhadores brasileiros. Através do sistema, o denunciante não precisa se identificar, mas, deve inserir o maior número possível de informações sobre a denúncia.
Mais informações na reportagem de João Sales, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.