Poluição ameaça rios do Maranhão e a SEMA adota medidas para recuperação

Poluição ameaça rios do Maranhão e a SEMA adota medidas para recuperação
Foto: reprodução/TV Cidade/RECORD.

Os rios que abastecem o estado do Maranhão enfrentam sérias ameaças devido à poluição causada pelo esgoto sem tratamento, lançado diretamente nas águas. Esse problema tem suas raízes na urbanização desordenada das cidades. Em São Luís, os principais rios e bacias hidrográficas incluem Bacanga, Anil, Tibiri, Paciência e Pururuca.

Em nota a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) está implementando várias medidas para combater a poluição hídrica nos rios de São Luís. As iniciativas incluem obras e programas abrangentes de saneamento básico, intensificação da fiscalização para coibir práticas inadequadas de descarte de resíduos, e um projeto piloto chamado 'Projeto Ecobarreras', que começará no Rio Anil com o objetivo de conter resíduos sólidos.

Além dessas ações, a SEMA realiza campanhas de conscientização ambiental nas comunidades e executa análises rigorosas e monitoramento das outorgas de diluição de efluentes. A Secretaria também está promovendo o enquadramento dos corpos hídricos em classes específicas e fiscalizando os principais poluidores dos rios Anil, Bacanga, Pedrinhas, Tibiri e Ribeira.

Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

 

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado