Por determinação do Governo do Estado, uma equipe formada por técnicos da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e da Defesa Civil do Maranhão – coordenados, respectivamente, pelo presidente Lívio Corrêa e pelo major Jairon Moura – realizaram uma nova vistoria no bairro Cruzeiro do Anil. O objetivo foi avaliar os riscos decorrentes das intensas chuvas e avaliar medidas emergenciais para evitar deslizamentos e desabamentos de imóveis na região.
Assim como na primeira vistoria, foi detectada a necessidade de obras de microdrenagem e macrodrenagem, recuperação de vias, assim como, a construção de um aterro inclinado. “É uma área em declive, daí a força das águas das chuvas estar causando deslizamentos, que podem atingir as moradias, caso não sejam contidos”, afirmou Lívio Corrêa.
O chefe do Departamento Técnico da Defesa Civil do Maranhão, Carlos David Veiga França, revelou que a situação vem sendo acompanhada há algum tempo. Ele contou que as vistorias realizadas geraram um laudo que aponta os riscos e sugestões de medidas. “Estamos buscando a melhor solução de prevenção de desabamentos”, garantiu.
Ação do Estado, por meio da AGEM e da Defesa Civil, está gerando alívio nos moradores. De acordo com o morador Sildiális Santos, que mora há 30 anos no Cruzeiro do Anil, a situação verificada se agravou e gera medo na população. “Mas, agora, sabemos que medidas serão tomadas para evitar que tudo piore”, disse.