Anjo da Guarda recebe Programa Saúde Animal no sábado (24)

Anjo da Guarda recebe Programa Saúde Animal nesse sábado (24)
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste sábado (24), das 8h às 18h, as ações do Programa Mais Saúde Animal no Centro de Ensino Japiaçu, no bairro Anjo da Guarda. O programa promove ações de saúde animal para o combate de duas zoonoses endêmicas no Maranhão: leishmaniose e raiva.

Durante a ação, serão ofertadas consultas gratuitas, que foram agendadas previamente, além de vacinação antirrábica, testagem rápida para leishmaniose visceral canina (calazar) e distribuição de coleiras para animais com resultado negativo. A cada edição do programa, a expectativa é atender mais de 200 animais.

A Secretaria de Estado da Saúde encerrou, nesta segunda-feira (19), o cadastro no site oficial para o pré-agendamento de consultas no Mais Saúde Animal. Na primeira edição do ano, o Governo do Estado leva consultas, vacinação antirrábica e testagem de doenças para o bairro do Anjo da Guarda, em São Luís.

Durante os dias 15 e 18 de julho, 1.463 tutores de pet fizeram o pré-cadastro para consultas de cães e gatos no Mais Saúde Animal. “A carência de serviço público veterinário se revela neste volume de pessoas cadastradas no programa. O Governo do Estado deve realizar outras edições para estender esta ação de cuidado e prevenção a outras localidades”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O Mais Saúde Animal também vai oferecer testagem para detecção de leishmaniose visceral canina (calazar) e distribuição de coleiras para os animais com resultado negativo, após a consulta e exame. As coleiras protegem os animais da doença infecciosa transmitida tanto aos cães quanto aos seres humanos. 

Também será de livre demanda, sem necessidade de agendamento, vacinação antirrábica para cães e gatos.

Fila de Espera

A Secretaria de Estado da Saúde se prepara para as próximas edições do Mais Saúde Animal nos bairros da Liberdade, Bairro de Fátima e Cohatrac, em São Luís. Os tutores de pet na fila de espera serão redirecionados para estas localidades.

Um comunicado com local, data e horário será enviada para os e-mails dos tutores na semana que antecede a ação.

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado