Assinada Ordem de Serviço para reforma e ampliação do mercado do Coroadinho

Assinada Ordem de Serviço para reforma e ampliação do mercado do Coroadinho
Foto: A.Baeta/Agência São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior assinou na tarde desta segunda-feira (23), no Coroadinho, a Ordem de Serviço para início imediato das obras de reforma e ampliação do mercado do bairro. Mais de 100 trabalhadores que atuam na área serão beneficiados com a iniciativa da gestão municipal, que garantirá um espaço mais organizado e com condições dignas de higiene tanto para os feirantes quanto para os consumidores.

O trabalho integra o conjunto de ações do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de promover a reforma e revitalização de espaços públicos e ampliar os investimentos na área da infraestrutura urbana, com a recuperação de ruas e avenidas da cidade. Ainda como parte do programa, nesta segunda-feira o prefeito também acompanhou nova frente de trabalho do São Luís em Obras no Cohatrac onde foram iniciados serviços de recuperação asfáltica que vai alcançar mais de 40 vias.

“É com muita alegria que damos hoje mais este passo no programa que avança com obras por toda a cidade, beneficiando a população ludovicense. Com esta reconstrução do mercado do Coroadinho, estamos atendendo a uma antiga demanda da região, olhando com carinho tanto para os feirantes quanto para os moradores da área que frequentam o local. Enquanto gestor público, é gratificante poder, com um trabalho responsável e planejado, responder de forma positiva aos anseios da população”, ressaltou o prefeito Edivaldo, ao lado da primeira-dama Camila Holanda, durante a assinatura do documento que autorizou o início imediato das obras no mercado.

O vice-prefeito Julio Pinheiro acompanhou a solenidade e ressaltou a representatividade da obra. “O prefeito Edivaldo inicia a requalificação de mais um espaço público da cidade. Sabemos da luta desta comunidade, por isso estamos muito felizes em hoje pode realizar esta obra tão importante para todo o bairro. Esses trabalhadores e moradores merecem todo esse empenho da gestão do prefeito Edivaldo”, disse o vice-prefeito.

Construído em 1985 e reformado há mais de 20 anos, o mercado do Coroadinho receberá intervenções que possibilitarão melhorias a quem trabalha ou consome produtos do local. De acordo com o projeto do novo mercado, toda alvenaria existente será demolida e um novo espaço será construído, com boxes e bancadas destinadas aos feirantes. A ampliação do mercado com aumento da área construída possibilitará, inclusive, a inserção dos feirantes que trabalhavam na área externa do local, beneficiando no total 109 trabalhadores que atuam na área.

Os serviços de reforma e ampliação do mercado do Coroadinho preveem acessibilidade às pessoas com deficiência; iluminação e ventilação natural; reestruturação de piso, revestimentos, teto e banheiros; revisão hidráulica, elétrica e sanitária; harmonização com o entorno; atendimento às normas reguladoras brasileiras; flexibilização e reorganização dos espaços de trabalho com a unificação das estruturas físicas existentes; instalação de equipamentos de segurança contra incêndio; inclusão de elementos que possibilitarão o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água e o descarte de resíduos sólidos.

A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Durante as obras, os feirantes estão acomodados em barracas padronizadas na área externa do mercado.  “A gestão do prefeito Edivaldo atua para oferecer a estes trabalhadores um local muito mais adequado e seguro para o exercício de suas atividades diárias, das quais muitas famílias tiram o seu sustento. Nosso papel é dar a este local condições dignas de uso”, ressaltou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

Também participaram da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para as obras de reforma e ampliação do mercado do Coroadinho, os vereadores Osmar Filho, Pavão Filho, Nato Junior, Beto Castro, Joãozinho Freitas, Osvaldo Muller; e os secretários municipais Maluda Fialho (Meio Ambiente); Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e Nonato Chocolate (Relações Parlamentares).

APROVAÇÃO

A presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivanilde Sampaio, parabenizou o prefeito Edivaldo pela iniciativa de reformar o mercado do Coroadinho. “A nossa emoção é muito grande, pois lutamos muito por esta reforma que está acontecendo agora. Esse é o resultado do compromisso do prefeito firmado com os feirantes. Como representante desta categoria, agradeço à administração do prefeito Edivaldo, que segue respeitando o feirante”, disse a presidente.

SÃO LUÍS EM OBRAS

A reforma e ampliação do mercado do Coroadinho faz parte do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo como o maior programa de urbanização e melhorias na área da infraestrutura já executado na capital. O São Luís em Obras vai beneficiar a população com um conjunto de ações como a revitalização de espaços públicos, a reforma e construção de mercados, intervenções para maior mobilidade no trânsito da capital, serviços de pavimentação e drenagem, entre outras iniciativas que vão promover uma transformação ainda mais positiva e evidente na cidade.

Muitas obras do programa já estão sendo executadas, como as reformas do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Mercado das Tulhas e Fonte das Pedras, no Centro; a reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos; o recapeamento asfáltico de mais de 60 ruas e avenidas no Vinhais; o asfaltamento de ruas e avenidas no Cohatrac, incluindo a Avenida Contorno Sul; a construção de quatro novos Ecopontos (Primavera/Shalon, Centro/Anel Viário, Vila Isabel e Barreto) e de dois galpões de triagem para a coleta seletiva; e a reforma da Casa de Passagem, equipamento social administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas).

O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; a construção dos mercados do São Francisco e Cohab; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do novo programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado