Para tentar influenciar mais pessoas a doarem órgãos, foi iniciada na última segunda-feira (4) uma campanha que explica a importância do ato para salvar e melhorar vidas, a I Semana pela Mobilização da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). A finalidade da campanha é promover o debate sobre a doação de órgãos, aumentar o número de doadores no Maranhão e reduzir a fila de pessoas à espera de um órgão.
A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Captação e Doação de Órgãos (CET-MA), Colégio Notarial do Brasil, seção Maranhão (CNB/MA) e Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX). AEDO Quando uma pessoa que fez a autorização falece, sua AEDO pode ser consultada, via CPF, por profissionais que atuam no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, dando início a um trabalho para que pode salvar a vida de outras pessoas. Importante ressaltar que a autorização final continua sendo da família, mostrando a importância de ampliação do debate, razão pela qual a iniciativa ocupará espaços públicos para dialogar com a sociedade.
Cerca de 900 pessoas aguardam na fila de espera para transplantes por órgãos ou tecidos no estado do Maranhão, sendo 238 para rim, quatro para fígado e 662 pessoas para transplante de tecido (córnea).
Mais informações na reportagem de Mariana Alves, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral Edição de sábado, com Clecio Bertozzi, vai ao ar aos sábados, a partir das 13h30, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.