Câncer de mama: prevenção e diagnóstico precoce melhoram tratamento da doença

Câncer de mama: prevenção e diagnóstico precoce melhoram tratamento da doença
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Receber o diagnóstico desse tipo de câncer é uma notícia devastadora, causando forte impacto na vida das pessoas. A paciente e sua família são inundadas por emoções como sofrimento, medo, raiva, angústia e ansiedade, além de prejuízos nas habilidades diárias, sendo sociais ou funcionais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), mais de 1.500 diagnósticos positivos foram registrados no período de dois anos no Maranhão

No mês de outubro o Jornal da Cidade exibe uma série de reportagens especiais sobre o Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. No primeiro episódio, a repórter Lorena Cavalcante mostra a importância da prevenção e diagnóstico precoce para o melhor tratamento da doença.

Assista abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado