Coronavírus: MA tem mais de 105 mil casos confirmados

Coronavírus: MA tem mais de 105 mil casos confirmados
Foto: CDC/Unsplash (via ONU Brasil).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabiliza 1.057 novos casos confirmados de Covid-19 no Maranhão. Destes 77 estão Grande Ilha e 980 no interior. De acordo com os dados, sobe para 105.183 o número de casos confirmados, sendo 13.512 casos ativos, 2.640 mortes e 89.031 pessoas recuperadas.

Destas mais de 105 mil pessoas infectadas, 112.875 estão em isolamento domiciliar, 359 estão internadas em enfermarias e 278 pessoas estão em leitos de UTI. O estado ainda tem 6.100 casos suspeitos aguardando diagnostico.

A SES registra ainda 2.739 profissionais de saúde infectados pelo novo Coronavírus no Maranhão. Destes, 2.656 já estão recuperados. Os dados são do boletim emitido pelo órgão nessa sexta-feira (18).

CONTÁGIO SOB CONTROLE

Monitoramento nacional divulgado na última quinta-feira (16) mostra que São Luís é uma das três capitais brasileiras que estão conseguindo manter o controle da taxa de contágio da Covid-19.   

São Luís foi a primeira cidade do país a adotar o chamado lockdown [bloqueio total] das atividades não essenciais e o jornal ressalta que, desde meados de junho, a capital maranhense tem reduzido o número de novos casos da doença, mesmo com a retomada parcial e gradativa das atividades. 

Além disso, segundo o monitoramento da Folha, São Luís é uma das oito cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes em que a “epidemia está sob controle”. A análise do jornal utilizou modelo estatístico desenvolvido por pesquisadores da USP, com base em estudo de epidemiologistas da Unesp. 

MARANHÃO

Em todo o Maranhão o contágio da doença também segue em estabilidade. O número de pessoas recuperadas do coronavírus no Estado já é quatro vezes maior que o de casos ativos.

A taxa de letalidade no Maranhão (2,53%) também se mantém abaixo da média nacional (3,86%), como vem acontecendo desde o início da pandemia.

DESCONTOS NO ICMS E IPVA

Em coletiva virtual nesta sexta-feira (17), o governador Flávio Dino anunciou novos benefícios fiscais para débitos de ICMS e IPVA no estado do Maranhão.

As empresas e pessoas que estão com ICMS atrasado do ano passado – débitos atrasados gerados até 30 de junho de 2019 – terão redução de 90% da multa e 50% dos juros para os pagamentos à vista. Há a possibilidade também do parcelamento em até 5 anos, com redução de 90% da multa. 

Para os valores que foram vencidos durante a pandemia – entre 19 de março e 30 de junho de 2020- o pagamento à vista garante desconto de 100% nas multas moratórias. Em caso de parcelamento, o empresário poderá parcelar em até 12 meses, com multas moratórias e juros. Existe um prazo de adesão nacional, por isso cada pessoa ou empresa deverá consultar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz), para verificar o prazo máximo de adesão para ter direito a esses benefícios. 

Quem está com o IPVA do ano de 2019 e dos anos anteriores atrasado, poderá pagar à vista com desconto de 100% em multas e juros ou parcelar em até 12 meses com desconto de 60% em multas e juros. O prazo de adesão a esses benefícios é até o dia 30 de setembro. 

Para quem está com o IPVA de 2020 atrasado, o Governo do Estado reabriu o prazo para pagamento à vista com redução de 10% no valor total, sem juros e sem multas. O Executivo Estadual também amplia o parcelamento em até 5 vezes, com pagamento até 30 de dezembro de 2020. Para veículos novos, há ampliação do prazo de 30 dias para 60 dias após nota fiscal. Todos os benefícios citados acima têm prazo de adesão até o dia 30 de setembro de 2020. 

INQUÉRITO SOROLÓGICO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou, nesta sexta-feira (17), o Projeto “Prevalência de infecção por COVID-19 no Maranhão”, durante a 4ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O Inquérito Sorológico contará com o apoio de profissionais da saúde do estado e dos municípios, além de pesquisadores e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa populacional domiciliar será feita por amostragem para estimar as prevalências de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 no Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado