A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabiliza 1.773 novos casos confirmados de Covid-19 no Maranhão. Destes 73 estão Grande Ilha e 1.700 no interior. De acordo com os dados, sobe para 76.698 o número de casos confirmados, sendo 18.955 casos ativos, 1.906 mortes e 55.837 pessoas recuperadas.
Destas mais de 70 mil pessoas infectadas, 18.053 estão em isolamento domiciliar, 553 estão internadas em enfermarias e 349 pessoas estão em leitos de UTI. O estado ainda tem 3.568 casos suspeitos aguardando diagnostico.
A SES registra ainda 2.199 profissionais de saúde infectados pelo novo Coronavírus no Maranhão. Destes, 2.056 já estão recuperados. Os dados são do boletim emitido pelo órgão nessa sexta-feira (26).
MENOR TAXA DE TRANSMISSÃO NO PAÍS
Em coletiva virtual realizada nesta sexta-feira (26), o governador Flávio Dino destacou o mais recente estudo realizado pela PUC-RJ e FGV que aponta o Maranhão como o estado que possui a menor taxa de transmissão do coronavírus no país.
A taxa de transmissão no Maranhão é de 0,84. Quanto menor, melhor. Taxas abaixo de 1 indicam potencial de queda de novos casos de coronavírus.
De acordo com o estudo, apenas dois estados estão com taxa abaixo de 1: Maranhão e Ceará.
Escolas
Na coletiva, o governador Flávio Dino anunciou novo decreto que dispõe sobre protocolos pedagógicos para os alunos da rede pública estadual. Por meio da Secretaria de Educação, o Governo vai dispor de regras pedagógicas para os alunos do Ensino Médio com medidas do chamado ensino híbrido, com aulas presenciais com número reduzido de estudantes e atividades à distância usando tecnologias.
Sobre a rede de ensino particular, o governador disse que, por haver uma relação contratual privada, será necessária uma pactuação entre pais e escolas para definir como será a retomada das aulas. A previsão é que em agosto sejam retomadas, gradativamente, as aulas presenciais nas escolas.
O Projeto “Terceirão Não Tira Férias” também foi anunciado na coletiva e será voltado para estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. No período de 13 a 31 de julho os estudantes terão plantão tira-dúvidas, simulados online, além de vídeoaulas, apostila virtual, dentre outros materiais didáticos.
Mapeamento Sorológico
Ao final, o governador anunciou que nas próximas semanas a Secretaria de Saúde e pesquisadores e professores universitários iniciarão mapeamento sorológico com o objetivo de combater a subnotificação e agregar maior conhecimento científico para distinguir as tendências e monitorar a doença no Maranhão.