Covid-19: Braide anuncia início da vacinação na quarta (20)

Covid-19: Eduardo Braide anuncia início da vacinação na quarta (20)
Foto: reprodução/Eduardo Braide/Facebook.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PODEMOS), anunciou nesta quinta-feira (14) o início da vacinação contra a Covid-19 na capital.

Em vídeo postado em redes sociais, Braide informa que a vacinação começa na próxima quarta-feira (20) na capital. As primeiras doses devem chegar a São Luís na segunda-feira (18) se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar os imunizantes.

O anúncio foi feito após videoconferência realizada nesta quinta-feira (14) com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello. Segundo Braide, o Plano Municipal de Vacinação será apresentado nesta sexta-feira (15).

Assista abaixo ao vídeo com o anúncio do prefeito de São Luís:

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação contra covid-19 começará em todo o país na quarta-feira (20), às 10h, se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) admitir as vacinas na reunião marcada para domingo (16).

Segundo ele, o ministério tem condições de distribuir vacinas a todas as unidades da federação dentro de três ou quatro dias após a liberação da Anvisa.

O Ministério da Saúde aposta na aprovação para uso emergencial de um lote de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegará da Índia no fim de semana, além de 6 milhões de doses da CoronaVac, já em posse do Instituto Butantan.

O voo da companhia aérea Azul que decolaria hoje do Brasil para a Índia teve uma alteração e partirá amanhã. Por causa disso, ainda há dúvidas em relação ao cronograma. 

Na reunião, Pazuello disse aos prefeitos que o país terá 80 milhões de doses de vacinas disponíveis até abril.

De acordo com o Ministério da Saúde, o avião chegará ao Brasil com as doses dos imunizantes no sábado (16), às 15h, no Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão (RJ).

O imunizante da AstraZeneca/Oxford foi adquirido pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório indiano Serum para garantir o início da vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita. A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul.

No domingo (17), a direção da Anvisa se reúne às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, para debater o pedido de uso emergencial das vacinas da Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Inicialmente, serão distribuídas 2 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca e 6 milhões da CoronaVac. O governo informou que a vacinação vai começar simultaneamente em todos os estados. Até o momento, não há data definida para o início da imunização. 

Compartilhe
Conteudo Relacionado