Covid-19: governador anuncia embarque de vacinas para o MA

Covid-19: governador anuncia embarque de vacinas para o MA
Foto: divulgação/Flávio Dino/Facebook.

Por meio de redes sociais, o governador Flávio Dino informou nesta segunda-feira (18) que as vacinas do Instituto Butantan destinadas ao Maranhão foram embarcadas em aviões em São Paulo, que passarão primeiro por Aracaju, em Recife.  A previsão é que o lote de vacinas chegue a São Luís por volta das 22h.

O Maranhão deve receber 123.040 doses da Coronavac. Outras 41.200 serão usadas para vacinação de povos indígenas do estado.

O Ministério da Saúde iniciou na manhã desta segunda-feira (18), a distribuição das vacinas contra a covid-19 para todos os Estados. A previsão do governo federal é iniciar a imunização na quarta-feira (20).

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores dos estados e representantes estão no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), de onde partirá a carga de cerca de 44 toneladas. 

Representando o Maranhão, o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, recebeu o 1º lote das vacinas destinados ao Estado. 

APROVAÇÃO DA ANVISA

Ao final 1ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada, realizada na manhã deste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19: a Oxford-AstraZeneca, da Fiocruz, e a Coronavac, do Instituto Butantan. Um dia histórico para a Anvisa e também para o Brasil, marcando o início da vacinação no país.

O pedido emergencial submetido pela Fiocruz se refere às 2 milhões de vacinas prontas que serão importadas do Instituto Serum, um dos centros capacitados pela AstraZeneca para a produção da vacina na Índia. A logística e execução do transporte dessas vacinas junto ao governo indiano está sendo conduzida pelo Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Casa Civil. A Fiocruz tem se mantido em interlocução permanente junto aos órgãos do Governo Federal para a atualização de informações. 

PLANO MUNICIPAL DE IMUNIZAÇÃO

O prefeito Eduardo Braide apresentou, na última sexta-feira (15), o Plano Municipal de Vacinação contra o novo coronavírus. A primeira fase da campanha deverá durar sete semanas e contemplará profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência. O plano inclui a criação de um Centro Municipal de Vacinação para centralizar o atendimento, além de assistência médica ao longo de todas as etapas da imunização para garantir a efetividade das vacinas.

Conheça o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 completo aqui

Em entrevista ao programa Cidade Alerta-MA, da TV Cidade/Record TV, da última sexta-feira (15), Eduardo Braide apresentou alguns detalhes do plano municipal.

Assista abaixo:

Centro Municipal de Vacinação

A primeira etapa da vacinação contra a Covid, em São Luís, será realizada no Centro Municipal de Vacinação cujo endereço será divulgado nos próximos dias pela Prefeitura. O espaço terá área de triagem para investigar se o paciente tem condições de ser imunizado. A triagem é fundamental porque quem estiver infectado pelo coronavírus ou quem já teve a Covid-19 só poderá ser vacinado 28 dias após a suspenção dos sintomas.

O Centro também terá sala de apoio onde o cidadão ficará em observação por alguns minutos após a aplicação da dose da vacina para verificar o surgimento de algum possível efeito colateral. Havendo manifestações adversas, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestarão o primeiro atendimento. Se houver o agravamento do quadro e a necessidade de remoção do paciente para uma unidade de saúde, a unidade definida como referência para este tipo de atendimento em São Luís é o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II).

À medida que os números de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde forem sendo ampliados, o quantitativo do público-alvo e novos pontos de vacinação também serão disponibilizados pela Prefeitura. As demais fases da vacinação vão ser definidas à medida que forem informadas as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Por isso ainda não há datas definidas para outros públicos.

Compartilhe
Conteudo Relacionado