Covid-19: quem pode receber a vacina na 1ª fase da campanha?

Covid-19: quem pode receber a vacina na 1ª fase da campanha?
Foto: arquivo/TV Cidade.

Começou no último dia 18 de janeiro a vacinação contra a Covid-19 em todo o Maranhão. Em São Luís, o Centro Municipal de Vacinação, localizado no MultiCenter Sebrae, começou a funcionar um dia depois vacinando os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

A capital recebeu 26.572 doses de vacina. O Plano Municipal de Vacinação contra o novo coronavírus diz que a primeira fase da campanha deverá durar sete semanas e contemplará profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência.

VEJA O PLANO COMPLETO AQUI

A divisão por grupos na campanha de vacinação contra o novo Coronavírus levanta dúvidas sobre quais profissões podem ser consideradas prioritárias.

Os detalhes na reportagem de Laryssa Madeira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

PÚBLICOS

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

A estimativa é de 1,75 milhão de pessoas nesta primeira etapa, ainda sem data prevista para terminar. Os demais serão vacinados após essa fase, em cronograma também a ser definido pelo Ministério da Saúde.

Para que a pessoa possa, de fato, ser imunizada é preciso tomar duas doses da mesma vacina. Por isso, no ato da vacinação o paciente será informado sobre qual tipo de vacina tomou, o lote e o fabricante. Estas informações também serão incluídas no cadastro do paciente no aplicativo Conecte-SUS para que as equipes de vacinação tenham o devido controle. A segunda dose da Coronavac deve ser aplicada três semanas após a primeira. No caso da vacina da AstraZeneca a segunda dose deve ser feita três meses depois.

VACINAS NO MA

O Maranhão deu início na noite desta segunda-feira (18) à vacinação contra o coronavírus no Estado. Os primeiros vacinados foram cinco pessoas recebidas pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. A técnica em enfermagem Egle Martins foi a primeira.

As vacinas foram produzidas pelo Instituto Butantan e enviadas ao Maranhão pelo Ministério da Saúde. Foram enviadas 164.240 doses nesta etapa, sendo duas para cada pessoa.

Compartilhe
Conteudo Relacionado