Cruz Vermelha começa campanha de arrecadação devido ao período chuvoso no MA

Cruz Vermelha começa campanha de arrecadação devido ao período chuvoso no MA
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

A instituição de ajuda humanitária Cruz Vermelha está promovendo uma campanha de arrecadação de vestimentas e suprimentos já pensando no período chuvoso que todos os anos assolam o Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja e amarelo, que preveem chuvas intensas, além de ventos fortes, para todo o Estado do Maranhão. De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas em forma de pancadas em áreas que podem superar os 50 mm e vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. 

Com o período chuvoso se aproximando, vem o medo que muitas famílias têm de perderem suas casas, e essa realidade atinge grande parte do interior do Estado.

Segundo o presidente da Cruz Vermelha, Carlos Rangel, as arrecadações já começaram com o objetivo de ajudar famílias que podem ser atingidas pelas fortes chuvas no Maranhão, e devido a isso, o número de pessoas que precisam de ajuda humanitária aumenta.

Para realizar as doações basta entrar em contato com a Cruz Vermelha do Maranhão ou ir até à sede, localizada no bairro Monte Castelo, em São Luís.

Monitoramento das áreas de risco na capital

Por conta das chuvas que ainda se aproximam de forma mais intensa para os próximos meses, a preocupação é pelo monitoramento das áreas de risco. De acordo com a Defesa Civil, São Luís está com 72 áreas de risco para o período chuvoso devido a problemas estruturais. A capital maranhense é uma das cinco do Brasil com a maior quantidade de aglomerados em situação irregular.

Entre as áreas de risco estão os casarões do Centro Histórico, que apresentam risco na estrutura e telhados. A Defesa Civil iniciou uma operação para mapear os locais históricos com problemas. Cerca de 500 já foram verificados, entre elas, noventa estão ameaçados de desabar.

Bairros periféricos como, Itaqui-Bacanga, Anil e Coroadinho, também já estão recebendo trabalhos de contenção para evitar deslizamentos.

A região do Mercado Central é outra preocupação. O local já é conhecido como um dos pontos de alagamentos da Grande Ilha.

Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:                   

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record

Compartilhe
Conteudo Relacionado