HCI recebe leitos para pacientes com Covid-19 em São Luís

Hospital de Cuidados Intensivo (HCI)
Foto: Reprodução/Agência Maranhão.

O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (3), em ato simbólico, novos leitos destinados exclusivamente para os cuidados com pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19), que apresentarem sintomas graves da doença. Os novos leitos de UTI estão no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), que fica localizado na capital maranhense, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Bequimão.

“Agradeço a todos os profissionais que ajudaram esse hospital ficar pronto. Hoje mesmo já receberemos paciente aqui. No Maranhão, nós inauguramos no último mês de março, 135 leitos de UTI, que serão utilizados exclusivamente para os pacientes com Covid-19. No nosso estado, não mediremos esforços para combater a pandemia, mas pedimos a colaboração da população para que fique em casa. Não há remédio para o coronavírus. Nosso remédio é a prevenção e a prevenção se faz ficando em casa”, afirmou o secretário Carlos Lula.  

Neste primeiro momento, estão em funcionamento 10 leitos de UTI, que serão usados de maneira progressiva conforme a demanda de pacientes. O hospital tem capacidade para até 80 leitos de UTI ocupados. O novo espaço de assistência aos pacientes com a Covid-19 contará com mais de mil profissionais de saúde.

“Fizemos uma força-tarefa para inaugurar esse equipamento que está à disposição da população maranhense. Esse momento é de grande reflexão sobre o papel que o Estado ocupa na vida da população, e no caso do Maranhão, o governador Flávio Dino não titubeou e colocou em primeiro lugar a vida da população maranhense”, contou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande.

O momento contou ainda com a benção do padre Carlos Martinenghi, que abençoou os profissionais de saúde e pediu pela saúde e vida daqueles que precisarão dos serviços da unidade de saúde. “Vim trazer a benção de Deus a esta unidade de Saúde, e suplicar a Deus por esses pacientes que vão encontrar aqui atendimento, além de rogar a Deus que esta epidemia cesse logo e traga menos males possíveis a nós e para toda humanidade”, finalizou.

Além disso, a unidade de saúde conta com quatro ambulâncias equipadas com UTI, para fazer o transporte desses pacientes, e que funcionarão de maneira alternada, pois a cada chegada da ambulância ela precisa passar por um processo de higienização e limpeza.

Após pacto entre Estado, Município e Governo Federal, em São Luís os pacientes diagnosticados com Covid-19, moderados e graves poderão ser internados no Hospital de Alta Complexidade dr. Carlos Macieira; no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI); no Hospital Genésio Rego, em leitos que serão entregues neste sábado (4); no Hospital da Mulher, da rede municipal e no Hospital Universitário Presidente Dutra, da rede federal.

Os pacientes com sintomas e suspeita de Covid-19 devem buscar as UPAS do Itaqui Bacanga, Cidade Operária, Araçagy e Vinhais para o encaminhamento necessário. Os pacientes com caso confirmado e com sintomas leves devem permanecer em casa, em isolamento para evitar a transmissão do vírus.Até o último boletim epidemiológico atualizado na quinta-feira (2), o Maranhão tem 81 casos confirmados de Covid-19, sendo que destes, 12 estão curados e 68 pacientes estão com o vírus ativo. 913 casos suspeitos estão em investigação e 1.452 casos foram descartados por meio de exames laboratoriais.

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado