Hemomar incentiva doação de sangue para superar estoque baixo

A coordenadora de captação do Hemomar, Frassinete dos Santos Araújo, reforça as medidas de segurança que estão sendo tomadas, mas explica que, apesar de várias pessoas estarem realizando agendamento de doações, o hemocentro ainda está aguardando esses doadores. 

“A gente continua entre altos e baixos. As pessoas estão agendando e a gente está aguardando para que elas realmente compareçam para que a gente possa melhorar esse nosso estoque. Estamos nos paramentando, alternando cadeira, se distanciando, usando álcool gel, montando várias estratégias para que as pessoas se sintam seguras de vir pra cá, fazer a sua doação e também fazer uma doação com segurança. Os estoques continuam em nível crítico porque nem toda bolsa doada é bolsa liberada, tem que passar essas bolsas pelos testes do laboratório, e a gente acaba perdendo um percentual. Para esse momento que a gente está vivendo é crítico”, destaca. 

Entre as ações para garantir a segurança dos doadores está o reforço da limpeza de trincos e portas, a adoção de distância segura entre os doadores, bem como o agendamento de doações pelo WhatsApp no número (98) 9162-3334. Além disso, o Hemomar realiza o transporte de grupos de até seis pessoas, ressaltando que a capacidade da van utilizada foi diminuída para respeitar a distância segura entre os doadores.  

Critérios para doar sangue:
– Estar bem de saúde
– Pesar acima de 50 quilos
– Estar bem alimentado no dia da doação
– Não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação
– Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior à doação
– Estar acompanhado por um responsável legal, caso tenha 16 ou 17 anos
– Levar documento oficial com foto

Compartilhe
Conteudo Relacionado