Janeiro Roxo: MA teve mais de 2 mil casos de hanseníase em 2022

Janeiro Roxo: MA teve mais de 2 mil casos de hanseníase em 2022
Foto: Agência Brasil.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Maranhão foram registrados 2.099 casos de hanseníase em 2022 e 1.922 em 2021. As cidades com maior prevalência de novos casos são Caxias, Imperatriz e São Luís.

Nesta terça-feira (17), será aberta a Campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase. A abertura da campanha na rede estadual de saúde acontece no Hospital Aquiles Lisboa, unidade referência para atendimentos aos pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença. 

A programação de abertura inclui consultas, no ambulatório da unidade, para pessoas com suspeita de hanseníase e contatos domiciliares de casos em tratamento, além de cirurgias de descompressão de nervos no Centro Cirúrgico da unidade. Também serão oferecidos serviços de saúde como antropometria, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e testes rápidos para ISTS.

Mais informações

A transmissão da hanseníase ocorre por meio das vias respiratórias (tosse ou espirro), através do contato prolongado com pessoa doente que está sem tratamento. Os remédios bloqueiam a transmissão e são fornecidos pelo SUS. 

 

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado