MA ultrapassa 500 mil testes para diagnóstico da Covid-19

MA ultrapassa 500 mil testes realizados para diagnóstico da Covid-19
Foto: Raquel Portugal/Fiocruz.

No Maranhão, mais de meio milhão de testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados desde o início da pandemia. Do total de testes, mais de 92% foram realizados na rede pública de saúde. Através de estratégias como o drive-thru de testes para Covid-19 e a testagem, via encaminhamento médico, em unidades como Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hospital Genésio Rego, Hospital Raimundo Lima e o Centro de Testagem da Beira-Mar, o Governo tem mantido a testagem para monitorar os casos da doença no estado.

Entre os testes disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão o RT-PCR, o teste rápido e o sorológico. A necessidade de realização do teste e o tipo de exame que deve ser realizado são definidos pelo médico que realiza o atendimento em uma das portas de entrada para assistência a casos suspeitos de Covid-19, que são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária e Paço do Lumiar.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a testagem é a melhor forma de avaliar a evolução ou retração da doença no estado. “A testagem é uma ferramenta muito importante para que tenhamos um termômetro da pandemia no estado e também para proporcionar a assistência adequada aos pacientes que forem diagnosticados com a doença. O monitoramento é constante e contamos com as prefeituras para ampliar o alcance da testagem, já que os municípios também dispõem de recursos para a aquisição de testes”, afirma Carlos Lula.

Com o aumento de casos da doença no estado, o Governo definiu que as principais portas de entrada para casos de urgência e emergência da Covid-19 são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária e Paço do Lumiar. A partir do atendimento, os pacientes com suspeita da doença que não precisarem de internação, podem ser encaminhados para o Hospital Dr. Genésio Rêgo, Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), o Hospital Raimundo Lima e o Centro de Testagem da Beira-Mar para a realização da testagem.

Pessoas com doenças crônicas podem fazer o agendamento, sem encaminhamento, para realização do teste de detecção da Covid-19 no Centro de Testagem da Beira-Mar. O atendimento, que será realizado mediante apresentação de um laudo ou documento que comprove a doença crônica, precisa ser agendado pelo aplicativo Procon MA, pelo site do Procon (www.procon.ma.gov.br) ou pelo Disque Saúde (3190-9091).

Drive-thru de testagem

Além dos testes para os pacientes com encaminhamento médico, como estratégia para ampliar o alcance da testagem, o Governo tem oferecido os testes em sistema drive-thru. O serviço encontra-se na quarta edição e, agora, tem como público-alvo idosos com mais de 60 anos, adultos na faixa etária de 50 a 59 anos e gestantes. O drive-thru está funcionando por tempo indeterminado no estacionamento do Parque do Rangedor.

Contando as quatro edições, já foram testadas mais de 30 mil pessoas, sendo que mais de 82% dos testados apresentaram resultado negativo para a Covid-19.

Municípios

Para além da capital, nos demais municípios o exame pode ser realizado, com solicitação médica, nas unidades de referência para casos da Covid-19 distribuídas em todas as regiões. Além da oferta na rede estadual de saúde, às Prefeituras foram destinados recursos federais para a compra e realização dos testes na rede municipal.

Compartilhe
Conteudo Relacionado