Novembro Azul: ações reforçam saúde do homem na Feirinha

Novembro Azul: ações reforçam saúde do homem na Feirinha São Luís
Foto: Márcio Sampaio/SES.

A Campanha Novembro Azul executada pelo Governo do Maranhão reforça o autocuidado e promoção à saúde de forma integral dos homens. No domingo (10), em ação conjunta com a Prefeitura de São Luís, uma atividade promoveu ações educativas na Feirinha de São Luís.

Cerca de 4 mil preservativos masculinos e lubrificantes foram distribuídos na ação. Além disso, a população recebeu serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar. Foram distribuídos materiais informativos sobre prevenção em saúde.

“O Novembro Azul é uma campanha para chamar a atenção dos homens para que eles se cuidem. Para tanto, é importante que busquem suporte nas Unidades Básicas de Saúde e façam seus exames regularmente. Vamos incentivá-los a gerenciar seus riscos e assim desfrutarem de uma vida longa e saudável”, disse a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Miranda Cordeiro.

Para o secretário municipal de saúde de São Luís, Lula Fylho, a ação em parceria com a gestão estadual promove o fortalecimento da saúde do homem. “Queremos, portanto, despertar o diálogo, o debate e, sobretudo, a conscientização do homem em se cuidar”, afirmou o gestor municipal.

Para o aposentado Dilson Vargas de Lobato, de 74 anos, a vida é o bem mais importante que uma pessoa pode ter. “Tudo coopera para se ter uma vida saudável, seja a alimentação, o horário de dormir e também fazer os exames pelo menos uma vez ao ano. É mais importante priorizar a vida do que despertar para a doença quando ela estiver avançada”, destacou.

Este ano, a Campanha Novembro Azul traz como tema “Homem, seja consciente, cuide-se” para incentivar o hábito do autocuidado.

Segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, as mobilizações buscam respeitar as diferentes maneiras de ser dos homens, organizando-se através de três eixos principais: saúde sexual, reprodutiva e paternidade; violências e acidentes em geral e o acesso/acolhimento dos homens na atenção básica, porta de entrada prioritária na Rede SUS.

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado