Novo exame previne câncer de mama no Maranhão

Rede de saúde do Governo do Estado adota equipamento moderno para prevenção ao câncer de mama
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

No Maranhão, um novo equipamento tem auxiliado na prevenção do câncer de mama de forma rápida e indolor. É o aparelho de mamografia ‘Linda’, plataforma de auxílio à detecção da doença que já está sendo usada em quatro unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O aparelho usa uma técnica de diagnóstico não invasivo, a termografia, e permite que os profissionais de saúde visualizem e quantifiquem as mudanças na temperatura da superfície da pele das pacientes, por meio de raio infravermelho. O exame é indolor e não oferece qualquer risco à saúde da mulher, indicado também para mulheres abaixo de 40 anos, ampliando ainda mais o cuidado. 

O diagnóstico com o equipamento é ofertado nos seguintes locais:

  • Policlínicas do Idoso, São Luís;
  • Policlínicas do Idoso, Santa Inês;
  • Policlínicas do Idoso, de Presidente Dutra;
  • Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas.

A Policlínica do Idoso, em São Luís, foi a primeira a receber o equipamento, no dia 1º de julho. A unidade de saúde oferece assistência a pessoas idosas, a partir dos 60 anos. A Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, recebeu o equipamento no mês de julho.

Nas unidades, enfermeiros e técnicos de enfermagem são os profissionais responsáveis por realizar o exame.

Os atendimentos na Policlínica de Presidente Dutra e na Policlínica de Santa Inês iniciaram em agosto. Em Presidente Dutra, já foram realizados mais de 73 exames. Em Santa Inês, foram 15. Outro fator positivo é a praticidade no uso. O equipamento pode ser transportado para qualquer lugar onde haja cobertura 3G. 

O ‘Linda’ foi criado para somar ao que já existe, com o foco de aprimorar ainda mais o combate do câncer de mama, sem ter a pretensão de substituir a mamografia. Com esta inovação, será prestado serviço de qualidade para ajudar a melhorar o sistema de combate a esta doença que ainda é a que mais mata mulheres no Brasil e no mundo.

Fonte: Governo do Maranhão

Compartilhe
Conteudo Relacionado