Os trabalhadores que realizam a coleta de lixo em São Luís estão com as atividades paralisadas desde as 19h de quinta-feira (6). Segundo a categoria, eles estão fazendo uma paralisação de advertência de 24h, sendo que eles só retomaram as atividades às 19h de sexta (7). Os trabalhadores cruzaram os braços por causa da falta de pagamento de uma diferença do reajuste de três meses de salário.
Segundo informações do sindicato, pelo que foi acordado em 2020, em 1º de Março daquele ano, seria repassado aos trabalhadores, reajuste salarial de 3,92%, compromisso esse, que não foi honrado. Em relação as negociações referentes a 2021, os empresários não apresentaram uma proposta que atenda os interesses dos trabalhadores.
“Em 2019, a gente não teve reajuste salarial, em 2020 a gente teve um pequeno reajuste. O salário foi reajustado, mas não deram o retroativo de três meses. A empresa fica dizendo que não tem dinheiro, que não está pegando a parte de prefeitura”, afirmou o presidente do Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC-SLZ), Maxwell Bezerra.
Veja mais na reportagem abaixo: