O Plano Maranhão 2050 vem aí: nesta sexta-feira (14), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), fará o lançamento do primeiro plano estratégico de desenvolvimento a longo prazo do Estado, em solenidade no Auditório do Hotel Luzeiros, a partir das 8h. A programação está repleta de atividades, além da apresentação do plano, haverá a premiação da campanha O Maranhão que Queremos e painéis com especialistas em planejamento e investimento. A cerimônia é aberta ao público e as inscrições ficam abertas até o início do evento, no site www.even3.com.br/maranhao-2050/.
A data é um marco para a história do Maranhão, pois, pela primeira vez, o Estado implanta um plano com metas a longo prazo para o desenvolvimento econômico e social, buscando a atração de investimentos, redução da pobreza, inclusão social e geração de oportunidades para toda a população. É por meio do Plano Maranhão 2050 que será possível construir, de forma democrática e coletiva, políticas públicas estruturantes em benefício da sociedade e das futuras gerações.
O plano conta com a Comissão Maranhão 2050, empossada pelo governador Carlos Brandão, no último dia 5, no Palácio dos Leões, por meio do decreto estadual nº 39.131/24, que situa seus membros na posição de "guardiões" e multiplicadores da agenda. A comissão é presidida pela Seplan e ainda tem a participação de vários órgãos do Governo do Estado, representantes dos demais Poderes, da iniciativa privada, das universidades, das classes patronal e de trabalhadores, além da sociedade civil organizada.
Para o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento e Presidente da Comissão Maranhão 2050, Vinícius Ferro Castro, esta é uma conquista de toda a população maranhense.
“Foram dois anos de trabalho para concluirmos essa primeira versão do Plano Maranhão 2050. Seguindo as diretrizes do governador Carlos Brandão, mobilizamos todos os setores da sociedade e propusemos uma construção coletiva para que o plano realmente refletisse quais são os desejos da população maranhense. O Maranhão é um estado de muitas potencialidades e nós precisamos de uma estratégia sólida para alcançar um desenvolvimento sustentável”, explicou Vinícius.
O Plano Maranhão 2050 é um projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da linha de crédito do Profisco II, viabilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Premiação da campanha O Maranhão que Queremos
Durante a cerimônia, haverá a premiação da campanha O Maranhão que Queremos, que promoveu um concurso de redação nas escolas públicas estaduais. Os alunos vencedores das categorias de disputa ganharão notebooks e farão parte de uma programação especial promovida pelo Governo do Estado. Terão, também, lugar de honra na cerimônia de premiação e do lançamento do Plano Maranhão 2050.
Estudantes de todo o Estado matriculados no Ensino Fundamental a partir do 6° ano e Ensino Médio puderam se inscrever e enviar seus trabalhos. As produções foram anexadas à Cápsula do Tempo, que será entregue no lançamento do lançamento do Plano e aberta no ano de 2050, em uma solenidade especial.
A campanha é fruto de uma parceria da Seplan, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).
Programação
Manhã
8h - Credenciamento + café de boas-vindas
9h10 - Mesa de abertura
9h40 - Apresentação do Plano Maranhão 2050
10h5 - Fala do governador do Maranhão, Carlos Brandão
10h35 - Assinatura do Projeto de Lei de institucionalização do Plano
10h45 - premiação da campanha O Maranhão que Queremos
Tarde
13h30 - Palestra com ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung
14h30 - Painel “Maranhão Investidor: estratégias e oportunidades para o estado”
16h30 - Encerramento
*Com informações do Governo do Maranhão.