Profissionais de saúde terão adicional na insalubridade no MA

profissionais de saúde em leito de hospital
Foto: A.Baeta/Agência São Luís.

O Governo do Maranhão vai pagar o valor máximo de insalubridade aos profissionais de saúde, por meio de uma gratificação de efetivo desempenho.

A medida contempla aqueles que fazem parte da rede estadual, com salário de até R$ 2.500, e que estão na ativa trabalhando em alguma unidade referência de combate ao Coronavírus (Covid-19). O valor repassado será de 40% correspondente ao salário mínimo. 

“Isso é importante, pois representa uma vitória para os trabalhadores, que em diálogo com o Governo do Estado conseguiram chegar a uma solução. Inclusive, também pagaremos o retroativo. Mesmo com a extrema dificuldade que o executivo estadual tem enfrentado em razão da crise causada pelo Coronavírus, esta foi uma forma de mostrar nosso compromisso com todos que têm se esforçado e dedicado bravamente para salvar vidas todos os dias”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

A medida contempla profissionais que atuam nos setores de Portaria, Higiene e limpeza, Rouparia, Farmácia, Serviços gerais, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Transporte (motoristas), Técnicos em Laboratório, Técnicos em Enfermagem e Auxiliares de enfermagem, Fisioterapia, Recepção, além dos trabalhadores da Copa e Cozinha

De acordo com a chefe do Núcleo Jurídico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Lídia Schramm, o valor único é para quem ainda não recebe 40% de insalubridade.

“O pagamento contempla trabalhadores em efetivo exercício nos meses de maio, junho e julho, e deverá ser realizado nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano. É um ganho significativo às categorias, que poderão também se sentir encorajadas e valorizadas”, enfatizou. 

Também terão direito à gratificação os profissionais de empresas terceirizadas que trabalham na capital e no interior.

MAIS DE 6 MIL CASOS NO MA

Subiu para 6.765 o número de casos de infectados pela Covid-19, provocada pelo novo Coronavírus no Maranhão.

Segundo dados no novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nessa sexta-feira (8), o Estado teve 856 novos casos confirmados, sendo 355 mortes.

A SES registra, ainda, 646 casos negativos e 1.587 pessoas recuperadas. Atualmente, 153 municípios têm casos confirmados de Covid-19 no Estado. 

Mais 25 mortes foram registradas em 7 municípios maranhenses:

  1. Barra do Corda (1)
  2. Carutapera (2)
  3. Imperatriz (2)
  4. Monção (2)
  5. Paço do Lumiar (1)
  6. São João Batista (1)
  7. São Luís (16)

Dos infectados, 896 pessoas estão internadas, sendo 282 em UTI e 614 em leitos de enfermaria. Mais de 3.900 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Os outros casos confirmados são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

A SES registra ainda 643 profissionais de saúde infectados pelo novo Coronavírus no Maranhão. Destes, 596 já estão recuperados.

Quando analisados os casos positivos de Covid-19, a razão por sexo aponta 3444 (51%) casos em pessoas do sexo feminino e 3321 (49%) em pessoas do sexo masculino.

BRASIL

O Ministério da Saúde registrou, até as 19h desta sexta-feira (8), 145.328 casos de coronavírus em todo o Brasil e 9.897 mortes provocadas pela doença. As informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Do total de casos confirmados, 59.297 são considerados recuperados (40,8%) e outros 76.134 estão em acompanhamento (52,4%).

Nas últimas 24 horas, foram registrados 10.222 novos casos nos sistemas oficiais do Governo Federal, além de 751 novos óbitos, dos quais 260 ocorreram nos últimos três dias. Ou seja, a maior parte das mortes refere-se a outros períodos, mas foi inscrita de ontem para hoje após investigação concluída ou em andamento. Outros 1.852 óbitos seguem em investigação.

GRUPOS DE RISCO

Pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, pessoas de qualquer idade que tenham doenças pré-existentes, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, entre outras, também precisam redobrar os cuidados nas medidas de prevenção ao coronavírus.

Fonte: Governo do Maranhão,SES; Ministério da Saúde.

Compartilhe
Conteudo Relacionado