Retomada de consultas e cirurgias em SL prioriza pacientes já agendados

Retomada de consultas e cirurgias em SL prioriza pacientes já agendados
Foto: divulgação/Ag. Maranhão.

Com a retomada gradual das consultas e cirurgias nos hospitais estaduais em São Luís, a prioridade neste momento está sendo quem já tinha sido agendado antes da pandemia de coronavírus.

Desde o mês passado, essas unidades retomaram 40% dos atendimentos de rotina. Isso inclui as consultas com várias especialidades e as cirurgias eletivas (aquelas não consideradas urgentes). 

Esse atendimento tinha sido temporariamente prejudicado por causa do coronavírus. Foi uma medida para destinar mais leitos aos pacientes de Covid-19 e, ao mesmo tempo, impedir disseminação maior do vírus. 

Os 40% de retomada seguem as medidas de prevenção. Os pacientes com consultas já agendadas recebem ligação na qual são informados da hora e do local dos procedimentos. 

“A gente tem na rede hoje todos os especialistas atendendo. A gente já voltou vários atendimentos ambulatoriais, entre eles, os das Policlínicas Diamante, Cidade Operária e Vila Luizão, o Hospital de Câncer, o Hospital Carlos Macieira, o Presidente Vargas e o ambulatório do Genésio Rêgo”, diz Carlos Vinicius, secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde. 

Num segundo momento serão atendidos pacientes que fizerem novos agendamentos pelo Disque Saúde: (98) 3190-9091, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo do Procon.

Confirmação

Embora recebam a confirmação da hora e do local para serem atendidos, muitos pacientes têm faltado. “Isso causa um certo transtorno, porque eles não vão e poderiam dar vaga a outros pacientes”, diz Carlos Vinicius. 

A orientação é que o paciente só confirme o agendamento caso tenha de fato a intenção de comparecer. 

Policlínica Diamante

A Policlínica Diamante voltou a realizar atendimentos de domingo a domingo, conforme a proposta da unidade inaugurada em fevereiro. A cada semana serão ativados serviços; a volta gradativa é para evitar aglomerações e garantir a proteção dos pacientes contra a Covid-19. 

Casa Ninar

A Casa de Apoio Ninar está com os atendimentos de volta desde o fim do mês passado. A unidade tem feito agendamento prévio do retorno e consulta de famílias que já fazem acompanhamento no local.

Juvêncio Mattos

O serviço ambulatorial do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos também retomou as consultas pediátricas. Estão sendo atendidos pacientes com retorno de consultas já pré-agendadas com atendimento de pediatria, cirurgia pediátrica, hematologia, nefrologia, neuropediatria, pneumologia e otorrinolaringologia. As consultas foram agendadas pela equipe do Disque Saúde, com atendimento de até seis pacientes por especialista.

Carlos Macieira

O ambulatório do Hospital Doutor Carlos Macieira oferece novamente diferentes especialidades médicas. Os pacientes com consultas agendadas devem aguardar o atendimento no horário marcado, na área externa do hospital. Só entram pacientes com máscara, sem sintomas gripais e após medição da temperatura.

HTO

Durante o período mais críticos da pandemia em São Luís, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) teve seus leitos destinados para atender aos casos da Covid-19. Agora, a unidade voltou a fazer cirurgias ortopédicas, incluindo as de alta complexidade.

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado