O prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio do programa São Luís em Obras, está executando diversas frentes de trabalho na área Itaqui-Bacanga, com obras estruturais estratégicas como drenagem profunda e superficial, além de pavimentação e construção de pontes. Com estas obras, locais que sofrem todos os anos com problemas de alagamento nos períodos de chuva, como a falta de saneamento básico, terão seus problemas resolvidos com a conclusão das obras em execução. Bairros como Vila Embratel, Vila Nova, Sá Viana, Parque da Palmeiras, Jambeiro e Fumacê estão entre as localidades que recebem obras da Prefeitura por meio do programa.
“Este conjunto de serviços como a construção de galerias e a execução de obras de drenagem profunda e asfaltamento são essenciais, neste momento, para sanar deficiências estruturais em muitos pontos da cidade, em áreas onde são constantes os alagamentos e que são densamente povoados como é o caso da área Itaqui-Bacanga. É pensando no bem-estar destas comunidades que estamos intensificando os trabalhos de infraestrutura neste e em dezenas de bairros da capital”, ressaltou o prefeito Edivaldo.
No caso do bairro Jambeiro, localizado entre o Sá Viana e a Vila Embratel, o problema dos alagamentos é grave. A comunidade cresceu na faixa de transição entre o terreno firme e o manguezal, em uma área que, historicamente, servia de escoadouro do fluxo intenso da enxurrada da região para uma área de mangue e, depois, para o lago formado pelo Aterro do Bacanga.
Nesta semana, as equipes da Prefeitura estão preparando o terreno, reforçando o leito com piçarra para a passagem da máquina retroescavadeira, na Rua São Benedito, uma via bastante estreita e enlameada, isto é, instável, suscetível a atolamentos de veículos pequenos e de grande porte também.
Em toda a extensão desta rua, com cerca de 70 metros de comprimento, será escavada uma vala para a instalação de tubulações de concreto armado, que vai se interligar a outra tubulação, na Rua da Alegria, formando um sistema interligado de drenagem profunda em direção ao mangue.
Os serviços estão concentrados inicialmente na limpeza e desobstrução (desassoreamento) de galerias na Rua São Benedito, Rua da Alegria e também na Rua Roberto Sales, entre outras que são os pontos atualmente em situação mais crítica quanto ao fluxo pluvial intenso.
PARQUE DAS PALMEIRAS
Também no polo Vila Embratel, a Prefeitura está implantando drenagem profunda na Avenida Principal do Parque das Palmeiras. O serviço está adiantado e os trabalhos nesta semana serão concentrados na cobertura das caixas de ligação dos tubos de concreto, sarjetas e bocas de lobo.
Já foram concluídos 160 metros de extensão de galerias, feitas de tubulação de concreto armado de 1 metro de diâmetro; segmentados por seis poços de visita, construídos de alvenaria de blocos de concreto. A Prefeitura, paralelamente, está realizando também a pavimentação da Avenida Principal do Parque das Palmeiras.
FUMACÊ
Na área Itaqui-Bacanga, além do bairro Jambeiro e o Parque das Palmeiras, a Prefeitura de São Luís está executando uma obra de drenagem profunda na área do Fumacê, com a construção de uma galeria dupla de alvenaria de concreto, com cerca de 100 metros de extensão, no trecho final da Avenida do Vaticano, onde o fluxo pluvial desemboca em uma área de mangue.
Esta obra integra um conjunto de ações naquela localidade, que interliga-se à ponte de concreto que está sendo construída a cerca de 100 metros do local. A ponte, com 10 metros de extensão, localizada nas proximidades da Rua Antilhas, travessa com a Rua Polinésia, está com os serviços estruturais avançados, tendo sido concluída a cravação das estacas e terraplanagem das cabeceiras. Nesta semana, as equipes da Prefeitura estão construindo os moldes e as armações de aço para posterior concretagem das vigas horizontais de sustentação sobre as estacas.
Em outro ponto do Fumacê, no limite com o bairro Anjo da Guarda, a Prefeitura está construindo uma galeria de blocos de concreto armado em um ponto localizado no final da Rua do Grêmio. Serão 150 metros de extensão de galeria de concreto, medindo 2 metros de altura por 1,5 metro de largura, isto é, 3 m² de área.
A obra está dividia em duas etapas, sendo a primeira uma galeria com 70 metros de extensão, feita de alvenaria de blocos de concreto, que vai se conectar a um poço de visita (espécie de caixa de blocos de alvenaria, coberta por concreto armado e boca de lobo). Esta estrutura vai ser interligada a uma tubulação dupla de concreto armado de 1 metro de diâmetro, que está sendo construída na Rua São Benedito, formando um sistema único de escoamento no local.
Fonte: Prefeitura de São Luís.