São Luís: assinada ordem de serviço para obras em unidades de saúde

São Luís: assinada ordem de serviço para obras em unidades de saúde
Foto: Maurício Alexandre/Ag.São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior assinou, nesta quarta-feira (2), Ordem de Serviço para início imediato de obras de reforma em 18 unidades de saúde de São Luís. Serão contempladas com a reforma 11 unidade da atenção primária em regiões como Itaqui-Bacanga, zona rural, Cidade Olímpica e Centro. Também serão contempladas sete unidades de saúde de maior porte como a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, setores do Socorrão II e o Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha. Com o anúncio, o prefeito Edivaldo abre uma nova frente de serviço do Programa São Luís em Obras, que está em andamento em diversas áreas da cidade com reforma de espaços públicos e mercados, pavimentação de ruas e avenidas, execução de serviços de drenagem, entre outras. O gestor municipal, além de anunciar novas frentes do programa, segue acompanhando de perto o andamento dos trabalhos. Na manhã desta quarta-feira (2) ele vistoriou as obra de requalificação da  Praça da Bíblia.

“Com o programa São Luís em Obras estamos ampliado as frentes de trabalho com ações em várias áreas. São obras importantes para a cidade e que têm impacto positivo na melhoria da qualidade de vida das pessoas. É com grande satisfação que anuncio mais este incremento do programa com as obras estruturantes que serão realizadas em equipamentos e unidades de saúde, ação que refletirá diretamente no atendimento oferecido aos cidadãos que necessitam dos serviços públicos de saúde. Este é mais um legado que a nossa gestão deixará para população”, disse o prefeito Edivaldo durante a assinatura para autorização do início das obras. O prefeito frisou que tem feito questão de acompanhar de perto as frentes de trabalho com visitas aos locais. 

Entre as unidades de saúde a serem reformadas estão os Centros de Saúde Quebra Pote, Santa Clara, Nazaré Neiva, Genésio Ramos, Bezerra de Menezes, Liberdade, Cidade Olímpica I; e a Unidade de Saúde da Família na Vila Sarney. As obras de reforma serão executadas ainda na Ouvidoria, na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no São Bernardo, na Escola Técnica do Sus (ETSUS), no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na UPA da Zona Rural, em alas do Socorrão II, no Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha, entre outras unidades de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou que as obras vão beneficiar tanto a população quanto os trabalhadores do setor. “Diante de um cenário de crise financeira, onde muitos municípios brasileiros seguem sem sequer pagar o funcionalismo público municipal, o prefeito Edivaldo investe em melhorias em áreas essenciais como saúde e infraestrutura. Esta é uma ação que vai refletir positivamente tanto na rotina dos profissionais quanto na vida dos usuários do sistema público de saúde em São Luís”, destacou o secretário.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Além do trabalho na área da saúde, o Programa São Luís em Obras inclui serviços em andamento como a reforma dos mercados da Praia Grande e do Coroadinho; os serviços de pavimentação nos bairros Cohatrac e Vinhais e na Avenida Guajajaras; e a reforma da Fonte das Pedras, do Parque do Bom Menino, da Fonte do Ribeirão (já concluída), da Praça da Bíblia e do Estádio Nhozinho Santos.

O São Luís em Obras inclui também a construção dos mercados do São Francisco e Cohab; a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

VISTORIA

Ainda como parte da agenda de trabalho do prefeito, na manhã desta quarta-feira (2),ele vistoriou as obras de requalificação da Praça da Bíblia. Em pleno andamento, o trabalho de revitalização na área, que alcança também o Parque do Bom Menino, integra o Programa São Luís em Obras. O trabalho na Praça da Bíblia segue em ritmo acelerado. No espaço já foram realizados serviços como demolição, terraplanagem, instalação de pilares dos quiosques, entre outros. Nesta semana estão sendo iniciados os serviços de pavimentação em granito. 

A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), com recurso do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A reforma vai promover a transformação completa do espaço e inclui a reorganização dos quiosques e bancas de revista, instalação de uma academia especial para os idosos e de um parquinho para as crianças, bem como de bicicletário e novas paradas de ônibus. Todo o projeto atende às normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e prevê ainda serviços na área do paisagismo urbano, que alcançam também o entorno.

Com informações da prefeitura de São Luís.

 

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado