São Luís: continua obra de contenção de encosta no bairro Sá Viana

São Luís: continua obra de contenção de encosta no bairro Sá Viana
Foto: A.Baeta/Agência São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), segue com a construção da laje de contenção da encosta íngreme localizada entre a Rua Militânia Ferreira (no alto) e a Rua Tomáz de Aquino (abaixo), no bairro Sá Viana. A obra atende a uma demanda da comunidade e vai evitar deslizamentos, principalmente em períodos de chuva. Esta é uma das muitas ações da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior voltadas para a infraestrutura da capital. 

“As ações da nossa gestão estão sendo intensificadas a cada dia e estamos com diversas obras espalhadas pela cidade. A contenção de encostas, assim como demais medidas preventivas para combater a erosão, é uma das frentes de trabalho muito importantes, pois visa à proteção das famílias que moram nestes locais e também levam mais urbanização às comunidades atingidas”, explicou o prefeito Edivaldo.

No canteiro da obra, no Sá Viana, já foram concluídas as estruturas de reforço do muro de arrimo da Rua Militana Ferreira e, nesta semana, as equipes da Prefeitura estão trabalhando nos alicerces da laje da encosta, isto é, nas estruturas de concreto armado que vão dar sustentação à laje propriamente dita.

Os próximos passos são a supressão da camada vegetal e instalação da trama de vergalhões de aço da laje. A obra será escalonada em três estágios de concreto e, na base, será construído um muro de contenção, finalizando a obra.

“A gente convivia diariamente com a dúvida sobre a segurança desta encosta, pois a cada período de chuva que passava levava mais um pedaço da rua. Agora está ficando bom”, comentou o morador Antônio Pereira, autônomo, residente há cinco anos na Rua Tomáz de Aquino.

Além da encosta no bairro Sá Viana, situado nas proximidades da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a Prefeitura de São Luís mantém outros serviços preventivos e de manutenção de logradouros atingidos pelas chuvas.

Nesta semana, as equipes da Prefeitura estão trabalhando, ainda, na recuperação de vias e calçadas atingidas pela erosão na Rua dos Bicudos, no bairro Renascença. Há também um serviço de recuperação de drenagem superficial na Avenida dos Holandeses, próximo à farmácia São Patrício; e também um serviço de limpeza de galerias na Praça da Vila Bangu, localizada no bairro Camboa/Centro. Também no Centro, está previsto o escoramento de fachada de casarão na Rua Oswaldo Cruz.

Fonte: Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado