A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoverá neste sábado (15), das 8h ao meio-dia, o Dia D de combate ao Aedes aegypti no bairro Coroadinho. A concentração será na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Almeida, na Rua da Mangueira, Coroadinho. A data estará incorporada à programação do Todos por São Luís por meio do qual a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior irá levar para o bairros diversos serviços.
Durante a ação agentes de endemias vão percorrer ruas do bairro que devem ser priorizadas para verificação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. Em seguida, os profissionais visitarão as residências e repassarão orientações aos moradores para evitar concentração de água parada e de objetos que podem servir para reprodução do transmissor.
Em paralelo à orientação, os agentes - com apoio Comitê Geral de Limpeza Urbana - executarão o recolhimento de resíduos sólidos. “É necessária toda a mobilização para evitar a proliferação do mosquito Aedes. O município vem tratando de forma prioritária esta questão, para afastar qualquer possibilidade de epidemia das doenças. A população pode ficar tranquila que o poder público vem fazendo a sua parte”, disse o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.
A mobilização contra o Aedes também contará, durante toda a manhã de sábado (15), na U.E.B. Rubem Almeida, com a oferta de serviços, como orientação nutricional, testes e orientações contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e aplicação de vacinas em humanos e animais. Serão disponibilizadas ainda aferições da pressão arterial e testes de glicemia.
Desde o segundo semestre do ano passado, a capital maranhense planeja o trabalho de monitoramento e controle do vetor da dengue, zika e chikungunya. Em novembro do ano passado, representantes da pasta se reuniram com membros do Ministério da Saúde (MS) para traçar estratégias, dentre elas, a intensificação das visitas domiciliares pelos agentes.
No dia 21 do mês passado, profissionais de saúde das redes pública e privada receberam orientações, com base em protocolo firmado pelo MS, para acolhimento de pacientes com suspeita de dengue na rede pública hospitalar. De acordo com o protocolo o profissional deve avaliar as queixas clínicas e, se possível, identificar o histórico do paciente (se já contraiu a dengue, por exemplo).
Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2019, foi promovida uma grande agenda (Dia D) no Monte Castelo e adjacências que fizeram parte da Semana de Mobilização de Combate ao Aedes.
AÇÕES
A ação no Coroadinho é a culminância das atividades iniciadas na segunda-feira (10), com visitas aos domicílios do bairro realizadas pelas equipes de agentes de endemias da Semus, para verificação e eliminação de focos do mosquito.
Os agentes incluíram as escolas nas visitas. Nos estabelecimentos de ensino da rede municipal estão sendo ministradas palestras de esclarecimentos sobre a importância do combate ao mosquito.
A ação de limpeza geral no bairro terá início na sexta-feira (14), e se estenderá até domingo (16). “A ideia é realizar a remoção de pontos de acúmulo do lixo”, explicou o integrante da equipe técnica do Todos por São Luís, Ariovaldo Martins. Com a presença do Cidadão Limpeza, um personagem que alerta sobre a importância de evitar o descarte irregular de lixo, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana alertará sobre a importância da colaboração da população na manutenção de local limpo que evite a proliferação de insetos.
Com informações da Prefeitura de São Luís.