A chuva que caiu em São Luís, no início da noite deste sábado de Carnaval (22), não intimidou os foliões que marcaram presença na Passarela do Samba, no Anel Viário. A segunda noite da programação foi marcada pelas cores e batuques dos Blocos Tradicionais dos grupos A e B. Com temas variados, neste ano, os blocos falaram sobre amor, causas sociais, a cidade de São Luís, além de homenagens: o bloco Alegria do Ritmo lembrou da comunicadora e folclorista Helena Leite, morta em 2019. O Carnaval 2020 é organizado pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e segue até terça-feira (25) com programação diversificada.
A entrada do Carnaval da Passarela do Samba é gratuita e quem quiser acesso, em qualquer um dos cinco dias de programação, deve se dirigir à bilheteria do local, sempre a partir das 17h, onde serão entregues as pulseiras para entrada.
O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destacou que com os investimentos feitos pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, e com o apoio do Governo do Estado, o Carnaval de São Luís vem crescendo a cada ano, entrando na rota nacional. “O Carnaval da Passarela começou com muitas energias positivas, mesmo debaixo de um temporal, mostrando que é um Carnaval forte. E hoje, com a adição do circuito da Beira-Mar, da Madre Deus e do circuito do Bacanga, nós vamos fazer com que a festa de São Luís seja uma das maiores do país. Dessa forma, fortalecemos não só a cultura da nossa cidade, mas também a economia e a geração de empregos”, destacou o secretário Marlon Botão.
A festa na Passarela do Samba segue neste domingo (23) e segunda (24) com desfiles dos Blocos Organizados, Turmas de Samba e Escolas de Samba. Passam neste domingo (23) pela avenida as escolas Unidos de Fátima, Mocidade Independente da Ilha, Turma do Quinto, Turma da Mangueira e Favela do Samba.
Na segunda desfilam Terrestre do Samba, Túnel do Sacavém, Império Serrano, Marambaia e Flor do Samba. Grupos de Tambor de Crioula colocam todo mundo para dançar nos dias de Carnaval. Na terça-feira (25) começa com o cortejo das tribos de índio e desfile dos blocos afros. O encerramento da folia, no Baile Popular, fica por conta do grupo “As Brasileirinhas”, Serrinha do Maranhão e a Banda Mesa de Bar.
Na quarta-feira de cinzas (26), as apurações dos concursos serão realizadas no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, a partir das 10h.
SÁBADO
Um ponto alto da noite de sábado (22) foi o desfile do Bloco da Apae, composto por 78 jovens, adolescentes e adultos matriculados na Apae São Luís. O Bloco Tradicional da Apae foi formado em 1996, e desde 1997 marca presença no Carnaval da Passarela do samba. “O nosso bloco tem mostrado, em todos esses anos, o potencial da pessoa com deficiência, e contribuído para a socialização e inclusão social de todos; esse é o verdadeiro papel da Apae São Luís. É um sentimento ímpar oportunizar esses jovens, adultos e crianças a participarem de um momento tão lindo da nossa cultura”, pontuou a gestora da Apae, Cristiane Diniz.
Além do bloco Alegria do Ritmo e do Bloco da Apae, outros 12 blocos tradicionais desfilaram na noite de sábado (22). O encerramento ficou por conta do grupo Os Baratas, que vem da Madre Deus, e este ano teve como tema “Na chuva de confete e serpentina, olá lá fofão, é o Carnaval dos baratinhas”.
Este ano, a Prefeitura ampliou a estrutura da Passarela do Samba, com instalação de 41 camarotes disponíveis à venda e ainda três camarotes para os jurados, além de arquibancada coberta com capacidade para um público de 10 mil pessoas a cada noite de programação, com acesso gratuito. A Passarela também conta com acessibilidade garantida para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, além de intérpretes de libras para garantir que todos possam aproveitar a programação.
Dia 24 de fevereiro (segunda-feira), a partir das 18h.
- Tenda do Tambor, com Tambor de Crioula Proteção Mirim II, Tambor de Crioula Tapera e Tambor de Crioula Um Canto de Amor a São Luís.
Desfile dos Blocos Organizados
- 19h às 19h15 – Mocidade de Fátima
- 19h20 às 19h35 – Canto Quente
- 19h40 às 19h55 – Unidos da Vila Embratel II
- 20h às 20h15 – Pau Brasil
- 20h20 às 20h35 – Turma do Saco
- 20h40 às 20h55 – Dragões da Madre Deus
Desfile das Turmas de Samba
- 21h às 21h15 – Ritmistas de São José de Ribamar
- 21h20 às 21h35 – Vinagreira do Samba
Desfile das Escolas de Samba
- 22h às 23h – Terrestre do Samba
- 23h10 à 0h10 – Túnel do Sacavém
- 0h20 à 1h20 – Império Serrano
- 1h30 às 2h30 – Marambaia
- 2h40 às 3h40 – Flor do Samba
Dia 25 de fevereiro (terça-feira), a partir das 18h.
- Tenda do Tambor, com Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, Tambor de Crioula Raízes Africanas e Tambor de Crioula União de São Benedito (Vila São José).
Cortejo das Tribos de Índio
-Sioux, Upaon-Açu, TapiacaUhu, CurumiM, Kaiapó, Itapoã, Guarany, Tupiniquim, Carajás, Kamayaurá.
Desfile dos Blocos Afros
- 19h – GDAM
- 19h25 – AbiyêyêMaylô
- 19h50 – Omnirá
- 20h15 – Juremê
- 20h40 – Abibimã
- 21h05 – Officina Affro
- 21h30 – Akomabu
- 21h55 – Netos de Nanã
- 22h20 – Didara
Encerramento
23h – Baile Popular, com As Brasileirinhas, Serrinha do Maranhão e Banda Mesa de Bar.
Dia 26 de fevereiro (quarta-feira)
Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), na Praia Grande.
10h – Apuração de Concurso realizado na Passarela do Samba, dos Blocos Organizados
14h – Apuração de Concursos realizados na Passarela do Samba, dos Blocos Tradicionais e Escolas de Samba.
Com informações da Prefeitura de São Luís.