A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abriu, nesta segunda-feira (10), a primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo para pessoas entre 5 e 19 anos de idade. De acordo com a programação da pasta, com base em orientação do Ministério da Saúde (MS), a imunização acontecerá até o dia 13 de março deste ano. No próximo sábado (15), está previsto Dia D com a mobilização de profissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem e representantes do setor administrativo) que estarão à disposição nas unidades da rede municipal das 8h ao meio-dia. A vacinação integra as estratégias de saúde preventiva implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.
No primeiro dia da campanha, unidades de saúde como o Centro de Saúde Paulo Ramos, no Centro, a movimentação foi grande. Na maioria dos casos, o público-alvo ou os responsáveis legais portavam a carteira de vacinação, item obrigatório para o procedimento.
Conforme o setor de Imunização da Semus, as pessoas que se deslocarem às unidades de saúde durante a campanha sem o cartão ou a caderneta de vacinação receberão uma dose da vacina tríplice viral e serão convocados a comparecer às unidades em até 30 dias.
Nesta etapa, são aplicadas as doses ao público que ainda não foi vacinado contra a doença ou que esteja com o esquema de vacinação incompleto. Pessoas que não receberam as duas doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) também deverão receber a vacina contra o sarampo.
Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, a campanha dá prosseguimento à política de atenção do município colocada em prátia na gestão do prefeito Edivaldo. “Sabemos que a melhor forma de combater as enfermidades é pela prevenção. E dentro do que preconiza nossa política de assistência, com base em orientação do Ministério da Saúde, a gestão do prefeito Edivaldo iniciou hoje uma campanha que, sem dúvida, atingirá os objetivos de cobertura”, afirmou.Com informações da Prefeitura de São Luís.
Com informações da Prefeitura de São Luís.